FCT vence Final Nacional do Imagine CUP

26-05-2009

A equipa People Powered Places (P3) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa venceu a Final Nacional do Imagine Cup 2009, a maior competição mundial de tecnologia para estudantes do ensino superior e secundário, promovida pela Microsoft.
Formada pelos alunos Nuno Dias, Gonçalo Castro e Ricardo Ferreira, orientados pelo Prof. Celson Lima, do departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, a equipa venceu na categoria principal, a de Software Design, com o projecto Per-MAN (Personal EneRgy MANagement System ).
A P3 vai agora representar Portugal na Final Mundial da competição, que este ano decorre no Cairo, Egipto, no início de Julho.
Tendo como tema central o ambiente (a escassez, a limitação de recursos naturais e a finitude de recursos energéticos), a equipa da FCT propõe-se criar um sistema de produção e partilha de energia humana, que alimente o ambiente, colocando as pessoas a gerar a energia que necessitam para a sua vida e para o contexto georreferenciado em que estão incluídas.
O Per-MAN é uma ferramenta de software que auxilia a gestão da microgeração oriunda da energia humana. Para tal, a equipa criou um dispositivo com o qual as pessoas podem gerar energia, acumulá-la e descarregá-la depois num dispositivo que pode servir para alimentar o funcionamento das residências, dos escritórios e demais ambientes, podendo os emissores com excesso de energia acumulada vendê-la à rede pública.
A P3 acredita que as pessoas são fontes renováveis de energia limpa. A ideia aproveitar, ou reaproveitar, a energia que a pessoa já está a produzir para alimentar um certo espaço residencial e/ou comercial.
Com a evolução da tecnologia, é possível acreditar que dispositivos energeticamente mais eficientes estarão ao dispor das pessoas e que a microgeração poderá vir a ganhar contornos mais poderosos. Num futuro não muito distante, o consumidor comum poderá ser independente da rede energética, gerando a energia de que necessita.
Esta é já a quarta vez que a FCT vence o concurso Imagine Cup. Diferentes equipas ganharam anteriores edições, em 2004, 2005 e 2007.