Notícias

Notícias

Prémio BES Inovação para Professores do DEC

23-11-2009

O Prémio BES Inovação, Novos Materiais e Processos Industriais, foi atribuído aos Professores Válter Lúcio e Carlos Chastre, do Departamento de Egenharia Civil da FCT, com "Sistema Treliçado em Betão Pré-fabricado para Torres Eólicas de Grande Altura".

 


Concurso Nacional de Inovação BES 2009

Área de Novos Materiais e Processos Industriais

Invenção vencedora “Sistema Estrutural Treliçado em Betão Pré-fabricado para Torres Eólicas de Grande Altura”, da autoria de Válter Lúcio e Carlos Chastre Rodrigues

 

Ao longo dos tempos têm sido propostas diversas soluções estruturais para torres de geradores eólicos. São soluções correntes as cascas metálicas e as estruturas em parede de betão pré-fabricado.
O futuro da energia eólica passa pelo desenvolvimento de turbinas cada vez mais potentes (superiores a 6MW), com o consequente aumento da altura das torres. Em 1990 as turbinas permitiam produzir 500kW, com 54m de altura das torres, atingindo-se em 2005 turbinas com 5MW para 114m de altura.
Para o desenvolvimento da energia eólica em onshore e offshore, o mercado necessita de torres eólicas cada vez maiores, o que as soluções estruturais existentes não resolvem.
Para responder a este importante nicho de mercado concebeu-se uma torre pré-fabricada em betão, baseada no know-how dos autores. A torre é composta por elementos que constituem uma treliça espacial a qual se prefigura como uma alternativa viável para torres acima dos 80m de altura e competitiva em termos económicos.
As torres idealizadas possuem três ou mais montantes pré-fabricados, contraventados por travessas em diversos níveis e por diagonais ligando os diferentes níveis. Esta solução possibilita uma ampla gama de torres para geradores de diferentes potências, ajustando a geometria global e mantendo a geometria básica dos elementos principais da torre.
A solução proposta tem a vantagem de permitir a rápida construção de torres, utilizando elementos facilmente transportáveis, com redução dos custos de produção, transporte, montagem e manutenção. Além disso, permite liberdade na escolha da geometria da torre, facilitando a sua optimização, tanto em termos de capacidade resistente como no controlo da sua frequência natural de vibração, em especial devido à sua geometria treliçada.