Prémio SPE 2009 atribuído a Investigadores do Centro de Matemática e Aplicações - UNL, FCT

20-11-2009

O Prémio SPE (Sociedade Portuguesa de Estatística) 2009 foi atribuído a Miguel de Carvalho e Paulo Canas Rodrigues, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia e CMA, pelo seu trabalho intitulado "Método de Imputação Recorrente: Análise Espectral Singular com Valores Omissos".

O Prémio SPE é atribuído anualmente e destina-se a estimular a actividade de estudo e investigação científica em Probabilidade e Estatística entre os jovens que trabalham nestas áreas.

Miguel de Carvalho, galardoado com o Prémio SPE 2009, licenciou-se em Matemática pela Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Economia pela mesma Universidade, sob a supervisão de José A.F. Machado e Pedro Portugal. Concluiu o seu Doutoramento em Estatística Matemática sob a orientação de João Tiago Mexia e Manuel L. Esquível. Durante o presente ano lectivo irá realizar os seus estudos de pós-doutoramento na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sob a supervisão de Feridun Turkman e Antónia Turkman. Encontra-se neste momento em visita ao Banco de Portugal.

Paulo Canas Rodrigues, galardoado com o Prémio SPE 2009, licenciou-se em Matemática pela Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Estatística pelo Instituto Superior Técnico, sob a supervisão do Professor Doutor João A. Branco, é actualmente aluno de doutoramento em Matemática (especialização em Estatística) na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação dos Professores Stanislaw Mejza e João Tiago Mexia. Neste momento é Investigador e Assistente convidado na Universidade de Wageningen, na Holanda.