Programa COHiTEC e iniciativas Act e Caixa Empreender +

30-11-2009

Sessão de divulgação 4ª feira, 2 de Dezembro, às 14h30, no auditório da Biblioteca.

DIVULGAÇÃO

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA - DIA 2 DE DEZEMBRO - 14H30 – AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA

A COTEC Portugal e a Caixa Capital convidam-no(a) para participar na Sessão de Apresentação das suas iniciativas nas áreas de valorização do conhecimento e financiamento da criatividade empresarial na Universidade Nova de Lisboa, cujo programa se encontra em anexo.

O Programa COHiTEC é uma acção de formação na área da comercialização de  tecnologias e tem por objectivos:

(i) Induzir nos participantes as competências necessárias para a avaliação de tecnologias com potencial para gerar startups high-tech / high-growth.

(ii) Avaliar as oportunidades de negócio que podem ser criadas a partir de produtos, processos ou serviços suportados por tecnologias propostas por investigadores de instituições de I&D nacionais,
Em 2010, o Programa decorrerá entre Março e Julho e será realizado em torno de dois pólos centrados em duas Escolas de Gestão: EGP-UPBS (Porto) e ISCTE (Lisboa).

O Act (Acelerador de Comercialização de Tecnologias) é uma iniciativa da COTEC que tem por objectivo apoiar investigadores a transformar conhecimento em valor económico quer através da criação de empresas de base tecnológica de médio e elevado potencial de crescimento quer do licenciamento de tecnologias. O Act oferece uma solução integrada que compreende as diferentes fases do processo de comercialização de tecnologias, desde a ideia até ao mercado. O Act fornece serviços específicos para apoiar os promotores na criação de valor (como o Programa COHiTEC), facilita o acesso a financiamento para as diferentes fases de desenvolvimento dos projectos (como, por exemplo, ao Fundo ACTec, gerido pela Inovcapital) e colabora com os promotores na atracção de investidores para o lançamento dos seus projectos no mercado.

O Caixa Empreender + tem como objectivo enquadrar a participação do grupo Caixa num conjunto de iniciativas de apoio e resposta a fluxos e dinâmicas de criatividade empresarial com incidência na criação de riqueza e bem-estar, e contempla as seguintes dimensões:

Espírito Empreendedor: Disseminação de novos valores culturais na sociedade, associados à capacidade de iniciativa, criatividade, arrojo e trabalho em equipa;

Iniciativa Empresarial: Estímulo à assumpção do risco, ao raciocínio estruturado, à capacidade de interacção e mobilização de terceiros em prol de práticas inovadoras;

Estruturas de Dinamização: Estabelecimento de ecosistemas, redes e outro tipo de plataformas que induzam o surgimento de empresas e o desenvolvimento de negócios;

Financiamento de Projectos: Oferta de instrumentos de dívida e capital, cuja abrangência seja determinada em função do perfil qualitativo dos negócios.

Se o seu trabalho de investigação lhe deu uma ideia que pode originar uma oportunidade de negócio inscreva-se nas Sessões de Apresentação em www.cohitec.com.

Caso já conheça o Programa COHiTEC e pretenda candidatar-se, deverá preencher o formulário de candidatura e enviá-lo para cohitec@cotec.pt até ao dia 22 de Janeiro de 2010.

Poderá obter mais informações sobre o Act da COTEC e o Programa COHiTEC em www.cotec.pt e sobre o Caixa Empreender + em www.caixaempreendermais.pt