Notícias

Notícias

Jubilação do Professor Amadeu Leão Rodrigues

26-01-2010

Teve lugar no dia 27 de Janeiro, no Grande Auditório da FCT/UNL, a Lição de Jubilação do Professor Amadeu Leão Rodrigues, sob o título "História Concisa das Máquinas Eléctricas. Ensino e Investigação", seguindo-se o descerramento da Placa que atribui o seu nome ao Laboratório de Energia, do Departamento de Engenharia Electrotécnica.

 

leaorodrigues.jpgBreve Currículo Vitae do Professor Amadeu Leão Rodrigues:

 

Amadeu Leão Rodrigues nasceu no concelho de Anadia em 27 de Novembro de 1939. Licenciou-se em 1968 em Engenharia Electrotécnica no Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade Técnica de Lisboa, no ramo de Sistemas de Energia, com a classificação final de Bom com Distinção. Obteve o grau de Mestre em Máquinas Eléctricas e Sistemas de Potência com distinção e de Doutor em Engenharia Electrotécnica, respectivamente em 1974 e 1983, no Imperial College of Science, and Technology da Universidade de Londres.

De 1963 a 1966 cumpriu o Serviço Militar Obrigatório na Marinha de Guerra Portuguesa onde foi Oficial Imediato de um pequeno navio patrulha em Comissão de Serviço durante a guerra do Ultramar. Em 1969 foi convidado pelo Professor A. Wittnich Carriço, do IST, para exercer as funções de Assistente no Departamento de Engenharia Electrotécnica da Universidade de Luanda, Angola, tendo aí tido a seu cargo a leccionação de várias disciplinas entre as quais o Projecto de Máquinas Eléctricas. Em 1976, veio a integrar o corpo docente do Departamento de Ciência dos Materiais da FCT/UNL, onde ensinou Materiais da Electrotecnia, vindo, por concurso público, a ser contratado em Julho de 1986, como Professor Associado. Em 1988 foi convidado para exercer o cargo de Chefe do Gabinete do Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia e em 1990 foi nomeado Coordenador Nacional do Programa Ciência para a Estabilidade e Administrador das Bolsas de Estudos Científicos da INVOTAN. Pelo trabalho desempenhado foi agraciado pelo então Secretário-Geral da NATO, Senhor Javier Solana. Em 1992 realizou no Instituto de Defesa Nacional, em Lisboa, o Curso de Auditores de Defesa Nacional.

Actualmente é Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Electrotécnica da FCT/UNL onde é responsável pelo ensino e investigação na área de Accionamentos Electromecânicos Especiais e Aplicações de Materiais Supercondutores. Neste Departamento, onde foi Presidente do Conselho desde Maio de 1993 a Fevereiro de 1998, teve a seu cargo várias disciplinas na área da Energia. Ao abrigo do Convénio entre a FCT/UNL e a EN leccionou durante seis anos a disciplina de Máquinas Eléctricas aos cadetes do 3º ano dos Cursos de Engenheiros Navais, tendo sido louvado pelo Sr. Comandante da Escola.

Foi Consultor de um Projecto NATO Ciência para a Paz, que decorreu na Universidade Técnica de Moscovo (MAI) na área das Máquinas Supercondutoras, Recentemente organizou a “2nd International Conference on Power Engineering, Energy and Electrical Drives” (POWERENG 2009), que teve lugar de 18 a 20 de Março na Costa da Caparica. Publicou 134 artigos científicos em conferências e revistas da especialidade e 3 capítulos de livros. Pelo mérito dos seus trabalhos, a Ordem dos Engenheiros outorgou-lhe os títulos de membro “Sénior” (1999), de “Especialista em Energia” (2005) e de membro Conselheiro (2009).

Sumário da Lição:

Em 1820 o professor dinamarquês Hans Christian Oersted descobriu acidentalmente, durante uma aula, que a agulha magnética de uma bússola se desviada de sua posição norte-sul quando se fazia passar por perto um condutor atravessado por uma corrente eléctrica. Esta descoberta permitiu a Oersted reconhecer a íntima relação entre o magnetismo e a electricidade, dando assim o primeiro passo para o desenvolvimento do motor eléctrico.

A descoberta do fenómeno da indução electromagnética em 1839 por Michael Faraday, os trabalhos do americano Joseph Henry e outros investigadores deram origem ao aparecimento gradual de máquinas electromagnéticas, as quais convertiam energia mecânica em energia eléctrica Estas máquinas são conhecidas por geradores ou dínamos e foram aperfeiçoadas por Zenobe Gramme e Werner Siemens que incorporavam na sua construção um commutador mecânico, ou colector, órgão delicado inventado por Willian Sturgeon, Na feira Internacional de Viena em 1850 descobriu-se a reversibilidade destas máquinas dando origem ao aparecimento dos motores eléctricos de corrente contínua responsáveis em grande parte pela Revolução Industrial. Entretanto, o físico escocês James Clerk Maxwell (1831–1879) sintetizou em quatro expressões admiráveis as leis fundamentais do electromagnetismo (Equações de Maxwell), onde por simetria postulou a existência de um termo chamado densidade de corrente de deslocamento, termo que levou Heinrich Rudolf Hertz (1857-1894) à descoberta da propagação através do espaço livre. das ondas electromagnéticas.

Em 1885 o italiano Galileu Ferraris e o russo Michel Von Dolovino Dobrowoasky, ao aperfeiçoarem os motores de corrente contínua, concluíram que seria possível a construção de motores de corrente alternada, mais robustos e com maior rendimento. Foi assim que o croata Nikola Tesla apresentou, em 1887, um pequeno protótipo de um motor de indução difásico, com rotor em curto-circuito. Este invento impressionou de tal modo a empresa norte-americana Westinghouse que pagou um milhão de dólares pelo privilégio da patente, começando a produzir comercialmente motores de indução trifásicos de 60 Hz. Paralelamente começaram a surgir geradores síncronos trifásicos (alternadores) accionados por turbinas a vapor (turboalternadores) e hidráulicas (hidroalternadores) que vieram a substituir gradualmente as centrais obsoletas de corrente contínua desenvolvidas por Thomas Alva Edison.

A aula versou sobre a descrição sumária de todos estes tipos de máquinas e foi ilustrada com a demonstração prática do funcionamento de alguns protótipos e algumas experiências sobre levitação electromagnética.
Foram também descritos sumariamente “in loco” outras máquinas especiais como o motor linear de indução e seu funcionamento, motores de passo, máquinas com materiais supercondutores (supermachines) e motores piezoeléctricos.

Ao longo da aula também foi feita uma breve referência a trabalhos relevantes de Investigação levados a cabo pelo grupo de Máquinas Eléctricas.