Projectos Inovadores no Domínio Educativo

23-06-2010

Foi aprovada pela Fundação Calouste Gulbenkian uma proposta submetida ao concurso “Projectos Inovadores no Domínio Educativo – Projectos de Desenvolvimento do Ensino Superior”, pela Unidade de Investigação “Vidro e Cerâmica para as Artes”, VICARTE, através da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
A proposta submetida, com o título “Arte e Ciência do Vidro – Um projecto de educação interdisciplinar”, enquadra-se nas actividades da Unidade de Investigação VICARTE, apoiada pelo programa plurianual da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O centro de investigação e o mestrado resultam de uma colaboração entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. O mestrado iniciou o seu primeiro ano curricular em Outubro de 2009 com um apoio internacional notável. O curso é dado principalmente no Campus da Caparica e é ministrado por docentes das referidas Faculdades decorrendo alguns seminários nas Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Além do mestrado, serão organizadas workshops abertas a alunos do ensino superior, nomeadamente das Faculdades de Belas Artes da Universidade de Lisboa e da Universidade do Porto, de Escolas Superiores de Design que desejem utilizar o vidro como material de expressão artística, e de alunos da área das ciências, em particular, com conhecimentos de química, física e materiais.