Reportagem na National Geographic Portugal de Janeiro

05-01-2011

No número de Janeiro de 2011 da National Geographic Portugal é publicada uma notícia sobre a caracterização das floras do Cretácico inferior português e a sua contribuição para a resolução do "abominável mistério" de Charles Darwin.
O artigo, sob o título "As pistas do Cretácico" incluído na temática geral de Palinologia, refere os trabalhos desenvolvidos no âmbito do projecto ANGIOGAL - O desenvolvimento das angiospérmicas e as transformações dos ecossistemas no Cretácico de Portugal" financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e levado a efeito por investigadores das Universidades Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologia) , Évora e Coimbra (João Pais, Mário Mendes, Jorge Dinis e Pedro Dinis) contando com o apoio de Else Friis do Museu sueco de História Natural e de Jacques Rey da Universidade de Toulouse.
Os trabalhos de investigação já conduziram à caracterização e publicação de um género (Raunsgaardispermum lusitanicum ) e duas espécies novas (Erdtmanispermum juncalense, Erdtmanitheca portucalensis), havendo mais formas em estudo. De facto, Portugal é um dos países do mundo com maior potencialidade para estudar a evolução inicial das angiospérmicas (plantas com flor) e tentar compreender as etapas iniciais do seu desenvolvimento. Estas actividades estão em continuidade com os trabalhos desenvolvidos por Else Friis que já descreveu de Portugal numerosas formas novas, incluindo flores e frutos primitivos.