Notícias

Notícias

Bolsa de Investigação de Mestre no âmbito de protocolo mecenato ciêntifico a realizar no DI FCT/UNL

22-03-2011

Anúncio para atribuição de Bolsa de Investigação de Mestre no âmbito de protocolo mecenato ciêntifico, na FCT/UNL 

Referência: SINFIC-BEI/FCT/2011/Março

Área Científica Genérica: Software Principles and Methods

Resumo: Bolsa de 6 meses de Mestre para estudo de avaliação de DSLs no contexto do Sistema IPDMS da empresa SINFIC, a desenrolar na linha Software Principles and Methods do Departamento de Informática da FCT/UNL.

Texto do anúncio

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito de projecto ao abrigo da lei de mecenato, nas seguintes condições:

  1. Duração e Regime de Actividade: duração de 6 meses, com início previsto para 1 de Maio de 2011, em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT (http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/formacao/ambitoprojectos) e regulamento de bolsas da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

  2. Contexto Institucional e enquadramento do projecto de investigação:
    A linha de investigação Software Principles and Methods do CITI (Centro de Investigação em Informática e Tecnologias da Informação) integra, entre outros, um grupo de experts em Engenharia de Linguagens de Software (SLE) que pretendem sistematizar usando técnicas Model-Driven e tornar mais acessível ao engenheiro informático comum a possibilidade de construir linguagens (textuais ou visuais) aplicadas a domínios específicos. Existe uma preocupação em centrar desde aspectos metodológicos até ao suporte ferramental. Os diversos fins destas linguagens, desde a execução (e sua optimização), passando pela simulação e verificação são altamente relevantes na abordagem. , pelo que o grupo actualmente tem um caso de estudo industrial, avaliando o pragmatismo da abordagem usada.

  3. Objectivo do trabalho do bolseiro

Pretende-se que o candidato bem sucedido se integre na equipa de acolhimento e contribua com ainvestigação no domínio de sistematização e formação de infraestrutura e suporte conceptual no processo de análise de qualidade de uma DSL.

 

  1. Orientação Científica: A orientação destas actividades estará a cargo do Professor Auxiliar Dr. Vasco Amaral.

  2. Formação Académica e Requisitos mínimos:

Mestrado em Engenharia de Software/Ciência da Computação. Ter preferencialmente conhecimentos em DSLs, Usabilidade e Qualidade de Software. O candidato terá conhecimentos em técnicas de desenvolvimento orientados a modelos no processo de desenvolvimento de linguagens de domínio específico, nomeadamente na metamodelação de linguagens.

 

  1. Remuneração: De acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no País atribuídas pela FCT. (980€ / mês + seguro a mestre).

  2. Documentos de candidatura: CV, provas de habilitações. Poderá ser requerida uma entrevista.

  3. Data de Início do Concurso: 15 de Março de 2011; data de conclusão do prazo do concurso: 1 de Abril de 2011; entrega da candidatura: Prof. Vasco Miguel Moreira do Amaral, no Departamento de Informática, FCT/UNL, Quinta da Torre, 2829-516 Caparica, ou por email: vasco.amaral at di.fct.unl.pt