Bolseiro de Investigação

20-09-2011

Encontra-se aberto concurso para 1 Bolseiro de Investigação (Ref. Opto-Electro-Fiber -1) no âmbito do projecto “Opto-Electro-Fiber - Novel photo/conductive organic fibers for flexible optoelectronics” financiado pelo I3N através da FCT/MCTES (PIDDAC):

Mestre ou Licenciado (Pré-Bolonha) na área de Química Aplicada/Orgânica, Engenharia  Química ou afins, para desenvolver trabalho de investigação no âmbito das tarefas do projecto mencionado.

As actividades a desenvolver incluem: síntese e caracterização de semicondutores orgânicos à base de politiofenos e seus derivados para a produção de fibras por electrofiação com propriedades adequadas para aplicações na optoelectrónica: células solares, díodos emissores de luz entre outros.

O trabalho será desenvolvido no CENIMAT/I3N (Centro de Investigação de Materiais/Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação) no Departamento de Ciência do Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sob a supervisão do Professor João Paulo Borges. O bolseiro terá de realizar deslocações periódicas (por períodos de 2 a 3 semanas) às Universidades de Aveiro e Minho para a realização das tarefas programadas no âmbito do projecto.

A bolsa é regida pela Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010.

A bolsa terá a duração de 12 meses, com possível renovação por mais um período de 12 meses. O início da actividade está previsto para Outubro de 2011.

O montante da bolsa corresponde a 980€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Na selecção dos candidatos dar-se-á preferência aos candidatos que demonstrem ter formação e experiência na área da síntese de polímeros semi/condutores (análise do curriculum 50%), que demonstrem através de entrevista capacidade de trabalhar em equipa e sob pressão (30%) e provem ter conhecimentos e capacidades acima da média para realizar investigação nesta área (20%).

O Júri de selecção será composto pelos Professores João Paulo Borges, Isabel Ferreira e Elvira Fortunato.

Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota obtida afixada em local visível e público através do portal da FCT-UNL, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

O concurso encontra-se aberto no período de 15 de Setembro a 5 de Outubro de 2011.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e carta de recomendação (optativo).

As candidaturas poderão ser entregues, pessoalmente, durante o período da 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 na secretaria do CENIMAT (FCT-UNL), remetidas por correio para o Secretariado do CENIMAT, Campus de Caparica 2829-516 Caparica, ou através de e-mail (imf@fct.unl.pt, jpb@fct.unl.pt, sec-cenimat@fct.unl.pt), mencionando a referência ao qual se candidata (Ref. Opto-Electro-Fiber -1).