FCT coordena a representação portuguesa na Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa – REA-PLP

22-09-2011

Decorreu entre 12 e 17 de Setembro de 2011 na Cidade do Recife (Brasil) a reunião da Rede Luso-Brasileira de Estudos Ambientais, subordinada ao tema “Vulnerabilidade Socio ambiental na África, Brasil e Portugal: dilemas e desafios”.

Do programa de trabalhos constou a reunião do “Conselho Superior da Rede”, a reunião do “Conselho de Representantes” e diversas de reuniões de trabalho.

Estiveram presentes os Reitores da U. Federal de Pernambuco, U. Agostinho Neto, U. Açores,  a Vice-reitora da U. Lisboa, os representantes dos Reitores da UNL, U. Évora, U. Aveiro, U. Amazonas e U. Brasília. Participaram também dos trabalhos, os coordenadores da Rede, convidados, a representante da agência de financiamento Brasileira CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o Governo Português, através do Vice-Cônsul, em representação da Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.

Dos trabalhos desenvolvidos durante as referidas reuniões, destaca-se:

1. Adesão à Rede de novos Países e Universidades

Foi oficialmente aprovada a adesão à Rede da Universidade de Lisboa, da Universidade Agostinho Neto de Angola, da Universidade de Cabo Verde e da Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique.

Com a adesão dos novos membros, foi igualmente decidido alterar o nome da Rede para “Rede de Estudos Ambientais dos Países de Língua Portuguesa”.

2. Eleição dos coordenadores nacionais

Durante os trabalhos foram eleitos os coordenadores nacionais, sendo a Professora Doutora Lia Vasconcelos (DCEA/FCT) eleita coordenadora nacional da Rede em Portugal.

3. Criação de grupos de interesse científico

Foram criados os seguintes grupos de interesse científico:

Recursos Hídricos, coordenado pela Prof. Manuela Morais – Univ. de Évora

Desenvolvimento Urbano, coordenado pela Prof. Vanice Selva – Univ. Federal de Pernambuco

Biodiversidade e Conservação, coordenado pela Prof. Maria Amélia Loução – Univ. de Lisboa

Energias Renováveis, coordenado pelo Prof. Boaventura Cuamba – Univ. Eduardo Mondlane

Avaliação Ambiental e Riscos, coordenado pelo Dr. José Carlos Ferreira (DCEA/FCT) Univ. Nova de Lisboa

4. Reforço da cooperação no ensino pós-graduado

Para além do Mestrado em Gestão e Politicas Ambientais que funciona desde 1999, foi decido dar início ao processo e criação de um programa de doutoramento nas áreas de interesse da Rede. Para o efeito foi constituído um grupo de trabalho com os coordenadores nacionais.

Paralelamente decorreu um workshop sobre  “Vulnerabilidade Socio ambiental na África, Brasil e Portugal: dilemas e desafios” onde foram discutidos 156 trabalhos provenientes dos 3 continentes envolvidos.