Workshop "Boas Práticas em Sustentabilidade Urbana"-2012

09-05-2012

A FCT (Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente) e a UPC - Universitat Politècnica de Catalunya (Departamento de Urbanismo e Ordenamento do Território da Faculdade de Arquitetura) organizaram em Barcelona a visita técnica dedicada ao tema "Boas Práticas em Sustentabilidade Urbana" que decorreu entre 25 e 29 de Abril de 2012.

Esta visita técnica está integrado no Diploma de Estudos Pós-Graduados em Cidades Sustentáveis. Os 20 alunos acompanhados por 1 professor, participaram em sessões de trabalho, conferências e visitas técnicas com o objectivo de analisar casos de estudo e boas práticas em urbanismo sustentável a fim de discutir ideias e identificar os aspectos que possuem maior potencial de replicabilidade em bairros portugueses.

A visita técnica contou com a participação de diversos professores da UPC, técnicos do urbanismo do Município de Barcelona, Agência de Ecologia Urbana de Barcelona, entre outros.

Do programa destaca-se as seguintes actividades: Sessão com Ricard Fayos, professor da UPC e director do Departamento de Urbanismo da Câmara Municipal e Barcelona, Sessão sobre o Campus Audiovisual por Aurora López, Professora da UPC e Directora do projecto "Poblenou22@"; sessão sobre Urbanismo Ecológico por Berta Cormenzana e Cynthia Echave da Agência de Ecologia Urbana de Barcelona, sessão sobre o Bairro La Mina de Sant Adrià de Besòs com o professor Sebastia Jornet (UPC), visita ao Centre Cívic Fort Pianc e visita em Bicicleta a Vários Locais de Barcelona (Orientada por Professores da UPC).

Fotos da visita