Estudantes da Universidade Nova de Lisboa nos Jogos Olímpicos de Londres 2012

14-06-2012

Os velejadores Bernardo e Francisco são estudantes da Universidade Nova de Lisboa em Gestão e Engenharia do Ambiente respetivamente tendo começado a velejar juntos em Março de 2009.

Depois de terem conseguido a vaga para o país na primeira oportunidade em dezembro de 2011 nos mundiais de Perth onde foram 13 classificados, faltava a dura missão de ser a melhor dupla portuguesa na classe,
pois apenas participa uma equipa por país.

A Federação Portuguesa de Vela estipulou um critério de seleção constituído por duas provas: a primeira em Palma de Maiorca e a segunda em Weymouth.

Na primeira prova os atletas conseguiram uma vantagem tão ampla que só uma catástrofe os afastaria do objetivo principal, tendo na segunda prova gerido essa vantagem de forma eficaz e assim garantindo o apuramento quando faltavam ainda dois dias para terminar as seleções.

Para o leme Bernardo Freitas com apenas 22 anos, esta será uma estreia em Jogos Olímpicos enquanto, que para o proa Francisco Andrade de 31 anos esta será a sua segunda participação em Olimpíadas após o 11.º lugar conquistado em Pequim 2008.

A equipa Conta com o apoio da Buondi caffè e Camara Municipal de Cascais.