Estudantes da FCT/UNL ganham 1.º Prémio do concurso nacional do Prémio Universitário “ERP Eco Sustainability Award”

26-11-2012

O projeto “Quantas pilhas tenho nos meus brinquedos e jogos e para onde vão?”, dos estudantes Catarina Pereira, Gonçalo Portela, Joana Santos e Sandrina Samagaio, orientados pela Profª Doutora Graça Martinho, foi o vencedor deste concurso, promovido pela ERP Portugal, com a colaboração da PremiValor.

O prémio visa apoiar e estimular o desenvolvimento de ideias criativas e inovadoras no contexto académico em Portugal, ao nível do sector dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A).
Apresentaram-se a concurso 33 equipas de alunos de estabelecimentos de ensino superior nacionais, dos quais dois do Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente (FCT-UNL), ambos sob a orientação da Profª Doutora Graça Martinho.
O projeto vencedor consistiu num estudo sobre o comportamento das crianças face às pilhas quando estas se tornam resíduos, aliado a uma componente educativa e produção de material pedagógico destinado aos alunos do 1.º ciclo e do 2.º ciclo do ensino básico. Este projeto insere-se dentro das atividades desenvolvidas pela ERP-Portugal, no âmbito da gestão de P&A e REEE e do Projeto Geração Depositrão.