Bolsa de investigação (M/F) Refª ”Gluecork/BI/1

09-01-2013

Anúncio para atribuição de Bolsa de Investigação no âmbito do Projecto IDT nº 23043 – Gluecork,  a realizar em co-promoção entre a Amorim&Irmãos, a Associação Rede de Competência em Polímeros (ARCP), a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL).

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do Projecto Gluecork  co-financiado pelo FEDER, através do QREN no âmbito do Programa Operacional Factores de Competitividade.

1.

Área Científica: Engenharia Bioquímica

2.

Requisitos de admissão: O candidato/a deverá possuir Mestrado em Engenharia Química/Bioquímica, Engenharia Biológica ou áreas afins.

3.

Plano de trabalhos:

O objectivo do trabalho será a otimização da produção de exopolissacáridos (EPS) pela bactéria Enterobacter A47, por cultivo em bioreator e a sua purificação e caracterização física e química.

4.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Engenharia Bioquímica e de Processos do Departamento de Química da FCT-UNL, sob a orientação científica da Professora Maria Ascensão Miranda Reis.

5.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 6 meses, eventualmente prolongáveis por mais 24 meses, com início previsto em 1 de Fevereiro de 2013.

6.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efectuado mensalmente.

7.

Métodos de selecção: O método de selecção terá em conta a formação académica e experiência anterior em investigação (nomeadamente na produção de biopolímeros microbianos), e eventual entrevista, se necessário.  Pretende-se um elevado nível de motivação para investigação e progressão para estudos de doutoramento. Boa capacidade de trabalho e bons conhecimentos de língua inglesa.

8.

Composição do Júri de Selecção: Profª Maria Ascensão Reis (Presidente), Profª Isabel Coelhoso e Doutora Maria Filomena Freitas (vogais) e Doutora Gilda Carvalho e Doutor Christophe Roca (Suplentes).

9.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do(a) 5º piso do Departamento de Química, FCT/UNL, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

10.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 14 a 28 de Janeiro de 2013.

As candidaturas devem ser formalizadas através do envio por correio electrónico de candidatura acompanhada por Curriculum Vitae para: Doutora Filomena Freitas - filofreitas0@gmail.com

AnexoTamanho
edital_bolsa_qren-amorim.pdf366.24 KB