Bolsa de Investigação PT-EN-DE-IRN-CITI-2013-6

24-01-2013

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação no âmbito do protocolo entre o Instituto de Registo e Notariado e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, nas seguintes condições:

Área Científica: Tradução e Terminologias

Requisitos de admissão: Licenciatura (primeiro Ciclo de Bolonha ou pré-Bolonha) em Tradução, Linguística, Terminologias ou áreas equiparadas. Requer-se experiência de Tradução e bom conhecimento de Inglês, Português e Alemão. Requer-se que os candidatos tenham trabalhado nesta área no âmbito do projecto de I&D (ISTRION --- Improving Phrase-Based Statistical Machine TRanslation through supervisION ---Melhorando a Tradução Estatística via supervisão, (PTDC/EIA-EIA/114521/2009), que termina em 28 de Fevereiro de 2013.

Plano de trabalhos: O bolseiro deverá fazer avaliação de traduções de termos extraídas automaticamente a partir de corpora paralelos. Deverá também fazer a correcção de textos traduzidos automaticamente pelo motor de tradução estatística desenvolvido no CITI/DI/FCT/UNL. Continuará a ser dada formação a quem for seleccionado sobre a utilização dos sistemas de validação utilizados. Com a nossa abordagem à tradução automática, com a supervisão introduzida, via correcção das traduções de termos extraídas de colecções paralelas, constituídas por textos que são traduções uns dos outros, pretendemos demonstrar que os nossos sistemas de tradução são capazes de ir aprendendo e melhorando a qualidade das traduções efectuadas

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010; e Regulamento de Bolsas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Informática e de Tecnologias de Informação (CITI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Doutor José Gabriel Pereira Lopes

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em 1 de Março de 2013. O contrato de bolsa poderá ser renovado até final de Agosto de 2013.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: serão consideradas as seguintes dimensões de avaliação: (a) avaliação curricular (média da Licenciatura); (b) experiência de tradução de Português para Alemão e na direcção inversa; (c) experiência de tradução de Inglês para Alemão e na direcção inversa; (d) produtividade nos últimos 3 meses de trabalho no âmbito do projecto ISTRION, com a valoração de (a) 20%, (b) 25%, (c) 25%, (d) 30% respectivamente. A cada uma destas dimensões será atribuída uma classificação, numa escala de 0 a 20.

Composição do Júri de Selecção: Doutor José Gabriel Pereira Lopes (Presidente do Júri); Professora Doutora Teresa Lino (FCSH/UNL); Professor Doutor Joaquim Ferreira da Silva (FCT/UNL)

Suplentes: Professor Doutor Victor Rocio (UA); Professora Doutora Rute Vilhena Costa (FCSH/UNL)

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Informática da FCT/UNL, Quinta da Torre, 2829-516 Caparica, Portugal, sendo os candidatos aprovados notificados através de correio electrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 1 a 14 de Fevereiro de 2013

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período das 9h00 às17h00 (horário de expediente) na morada a seguir indicada

Departamento de Informática, Faculdade de Ciências e Tecnologia

Universidade Nova de Lisboa

Quinta da Torre, 2829 -516 CAPARICA, PORTUGAL,