Notícias

Notícias

Investigadoras da FCT integram equipa galardoada com o Prémio de Mérito Científico Santander-Totta/UNL (Edição 2012/2013)

14-03-2013

O projecto, intitulado “Engenharia de Anticorpos para o Tratamento de Cancro da Mama”, propõe o design de novos anticorpos capazes de ligar, de uma forma muito específica, às células de cancro da mama e, simultaneamente, activar o sistema imunológico do doente para que este possa destruir as células tumorais. É um estudo importante para o desenvolvimento de terapias inovadoras e mais eficazes contra o cancro da mama.

Integram igualmente o projecto os co-Investigadores Carlos Novo, do IHMT-UNL, e José Ramalho, da FCM-UNL. Os membros da equipa complementam-se nas áreas de Imunologia, Glicobiologia, Engenharia Molecular e Biologia Estrutural. As investigadoras da FCT irão usar a tecnologia de microarrays de oligossacáridos (Angelina Sá Palma) para a pesquisa da especificidade dos anticorpos, e cristalografia de raios-X (Ana Luísa Carvalho), para identificar e caracterizar, ao nível molecular, os elementos estruturais responsáveis pelo reconhecimento anticorpo-antigénio. A informação estrutural obtida permitirá o design de anticorpos de elevada especificidade.