Notícias

Notícias

Investigadoras da FCT integram a equipa galardoada com o prémio de mérito científico Santander-Totta/UNL (Edição 2012/2013)

16-04-2013

 

O projeto vencedor tem o título “Engenharia de anticorpos para tratamento de cancro de mama”, desenvolvido pela investigadora principal Paula Videira (Faculdade de Ciências Médicas), em colaboração com José Ramalho (Faculdade de Ciências Médicas), Carlos Novo (Instituto de Higiene e Medicina Tropical), Angelina Sá Palma e Ana Luísa Carvalho (Faculdade de Ciências e Tecnologia), com o projeto “Engenharia de anticorpos para tratamento de cancro de mama”.

Com esta investigação, a equipa pretende desenvolver uma terapia inovadora, mais eficaz e com menor toxidade que as actuais soluções terapêuticas do cancro da mama.

 O projeto "Engenharia de anticorpos para tratamento de cancro de mama" assenta num processo que prevê identificar as células malignas do cancro da mama e manipular o sistema imunitário, para que este elimine essas células. Os investigadores verificaram que estas células têm glicanos, um tipo de açúcares muito diferente dos encontrados nas células normais, e que suprimem a atividade das células do nosso sistema imunitário, provocando a progressão de tumores.

Segundo os premiados, a solução passa pela engenharia de anticorpos, que são moléculas importantes da resposta imunitária do nosso organismo, capazes de reconhecer células e moléculas especifícas. Através deste processo, os investigadores pretendem desenhar e criar novos anticorpos, direcionando a terapia às células de cancro da mama e, simultaneamente, ativar o sistema imunitário do doente, capacitando-o a destruir as células malignas.

AnexoTamanho
premio03.jpg62.58 KB
premio04.jpg56.89 KB