Notícias

Notícias

Dinossauro jurássico descoberto por docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia UNL

05-09-2013

Todos os anos, a Faculdade de Ciências e Tecnologia e o Museu da Lourinhã juntam-se em campanhas de escavações Mesozóicas através do paleontólogo Octávio Mateus, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia UNL, que no no último ano e meio participou ou co-organizou expedições e escavações na Gronelândia, Angola, Marrocos e, claro, Portugal.

Terminou na semana passada mais uma campanha de verão que tradicionalmente concentra as suas escavações nesta altura do ano, nos afloramentos do Jurássico Superior da Lourinhã, com cerca de 150 milhões de anos, com o museu local.

Este ano, os resultados incluíram pegadas e ossos, com destaque para um dinossauro carnívoro de pequeno porte, com menos de dois metros de comprimento. Este esqueleto de dinossauro não está completo, mas está muito bem conservado e articulado (com os ossos na posição anatómica, tal como em vida), o que é muito raro. A análise preliminar indica que poderá tratar-se de um representante de um grupo de dinossauros carnívoros raros em Portugal, os celurossauros.

A campanha, que contou com escavação, prospeção, e trabalho de laboratório, foi coordenada pelo paleontólogo Octávio Mateus e reuniu cerca de uma dezena de voluntários que colaboram regularmente com o GEAL – Museu da Lourinhã e com  estudantes de Mestrado em Paleontologia da Faculdade.

Foram recolhidas pegadas de dinossauros saurópodes, ornitópodes e de pterossauros. Uma das pegadas de saurópode, com 120 cm de comprimento, é uma das maiores que se conhecem. Também se descobriram pequenos fósseis, dos quais se destaca a mandíbula de um mamífero, o que é igualmente raro.