Notícias

Notícias

Artigo de Mauro Guerra, Pedro Amaro e José Paulo Santos do CFA-FCT destacado pela Sociedade Europeia de Física

23-11-2013

A Europhysics News, revista bimensal da Sociedade Europeia de Física, destaca em cada número os trabalhos mais importantes em cada uma das 11 áreas da Física publicados nas revistas científicas europeias.

No seu último número (Vol. 44 No. 5) destacou o artigo intitulado “Analysis of the charge state distribution in Ar plasma”, de autoria de Mauro Guerra, Pedro Amaro e José Paulo Santos, do CFA-FCT, publicado o Journal of Physics B.

A investigação da distribuição do estado de carga (DEC) em astrofísica , bem como em plasmas de laboratório, é crucial para a compreensão dos processos de plasma.

Neste trabalho, foi determinada a DEC de um plasma de Ar através da análise dos espectros de raios-X obtidos com um espectrómetro de cristal duplo. Esta foi a primeira vez que tal espectrómetro foi usado juntamente com um fonte de iões ECRIS.

A comparação com as correntes de iões extraídas mostram que a DEC no centro do plasma pode ser bastante diferente da indiciada pelos rendimentos de feixe de iões, devido ao facto de os iões serem essencialmente extraídos das bordas de plasma.

 

Link do destaque: http://www.europhysicsnews.org/index.php?option=com_content&view=article&id=431%3Aanalysis-of-the-charge-state-distribution-in-ar-plasma-vol-44-no-5&catid=117%3Avol-44-no5-highlights&Itemid=318&lang=en_GB.utf8%2C+en_GB.UT

Link do artigo em destaque: http://iopscience.iop.org/0953-4075/46/6/065701/