Bolsa Investigação uma vaga (BI, Mestre) - Refª: EXCL/CTM-NAN/0201/2012

11-12-2013

EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO

Título: Bolsa Investigação uma vaga (BI, Mestre)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do Projeto EXCL/CTM-NAN/0201/2012 "Materiais Óxidos Multifuncionais à Nanoescala" do Laboratório Associado I3N Pólo CENIMAT da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC, nas seguintes condições:

Área Científica: Biotecnologia, Nanotecnologia, Engenharia dos Materiais ou áreas afins.

Requisitos de admissão: O candidato deve possuir formação científica preferencialmente na área acima mencionada e dominar a língua inglesa. Deverá possuir o grau de Mestre com uma média final não inferior a 14 valores.

Plano de trabalhos: A actividade do Bolseiro centrar-se-á em desenvolver trabalhos de investigação na área da nanotecnologia fazendo a ponte com a área da biotecnologia. Pretende-se desenvolver métodos de mapeamento, fabricação e manipulação de nano-estruturas recorrendo a um Microscópio de Força atómica (AFM), focando em particular a interacção dos óxidos com elementos biológicos como o DNA. O trabalho envolve a funcionalização das pontas e das usperfícies de modo a permitir a detecção e manipulação selectiva para utilização em biossensores. É dada preferência a candidatos que tenham já realizado trabalho relacionado com o plano proposto.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto com a redação que lhe foi dada pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. - aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, de 25 de junho, alterado pelo Regulamento nº 326/2013, de 27 de agosto de 2013.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CENIMAT|I3N do Departamento de Ciência dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica da Profª Doutora Elvira Fortunato e Doutora Joana Vaz Pinto.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 12 meses, eventualmente renovável por igual período até ao término do projecto, com início previsto em Janeiro de 2014.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O valor da bolsa corresponde a 980,00€ (novecentos e oitenta euros), de acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no País atribuídas pela FCT (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

Métodos de selecção: A selecção do candidato terá em conta o mérito do candidato, considerando os parâmetros da formação académica, o perfil curricular e a experiência em investigação neste tema, e será feita em duas fases: análise curricular e entrevista aos candidatos seleccionados com base no CV.

Composição do Júri de Selecção:
Presidente do Júri -  Elvira Maria Correia Fortunato
Vogais Efectivos – Joana Vaz Pinto e Pedro Miguel Cândido Barquinha
Vogais Suplentes – Rita Maria Mourão Salazar Branquinho e Luis Miguel Nunes Pereira

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida com base na metodologia de selecção, que será afixada em local visível e público CENIMAT|I3N, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 10 a 23 de Dezembro de 2013.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura (máximo uma página) acompanhada dos seguintes documentos: CV (máximo três páginas), fotocópia do certificado de habilitações e do BI e outros documentos comprovativos considerados relevantes para a candidatura.

As candidaturas deverão ser entregues da seguinte forma: pessoalmente, durante o período das 9h às 18h na morada a seguir indicada, ou remetidas por correio para a/o CENIMAT/ I3N - Campus da Caparica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Quinta da Torre, 2829-516 Caparica, ou por correio electrónico para emf@fct.unl.pt, jdvp@fct.unl.pt e cenimat.secretariado@fct.unl.pt.