"O Vidro veneziano em Portugal, 2014" - Instituto Italiano de Cultura de Lisboa em colaboração com VICARTE

17-02-2014

Nos próximos dias 10 e 13 de março, terão lugar conferências relativas a esta temática, todas resultantes da colaboração existente entre o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e o VICARTE. Mais informação em http://www.vicarte.org/cont/news7.html . A primeira terá lugar dias 10 e 11 de março, sempre entre as 14 e as 18h. O tema será "Blowing borosilicate glass in VICARTE studio"  e o orador Cesare Toffolo, nascido e criado numa família de artistas de topo na arte do vidro, pioneiro em muitas técnicas de flameworking, fundador do CENTRO STUDIO VETRO, uma associação cultural que urge em 1997 em Murano. É ainda o responsável pelo lançamento do "Vetro Magazine"  publicada por esta associação. Entre 2001 e 2003 coordenou, como Diretor Artístico Workshops, sobre Vidro em Veneza e na Ilha de S. Servolo. Dia 12, pelas 14h, é a vez de Marco Verità falar sobre "Renaissance enamelled Venetian Glass". Marco Vewrità trabalhou mais de 30 anos na Stazione Sperimentale del Vetro em Veneza-Murano, desenvolveu investigação tanto em vidro antigo como moderno. No último dia, 13 de marçoàs 14h, Francesca Guiibilei abordará o tema "Glass, an immaginative impulse for contemporary art and viceversa". Francesca Guibilei colabora deswde 2008 com o estúdio Berengo, onde trabalha no desenvolvimento e organização de projetos culturais, como o  Glasstress, um evento bienal dedicado à arte contemporânea em vidro. Ela também é curadora free-lance  e diretora executiva da Arterra (Museu e Residência Artística em Viena) e uma escritora ocasional sobre o mundo da arte.