Notícias

Notícias

Manuscrito do Segredo de Fátima analisado no Centro de Física Atómica da FCT-UNL

06-11-2014

Citado numa nota de imprensa, o director do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, afirma que, "através de uma parceria com o Centro de Física Atómica, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em cujos laboratórios o manuscrito da terceira parte do Segredo de Fátima esteve dois dias, 03 e 04 de Novembro, o documento foi analisado com equipamento científico não invasivo".

Segundo Maria Luísa Carvalho, coordenadora do projecto científico, o objectivo deste trabalho "tem em vista "a caracterização do papel e da tinta", pela primeira vez, sendo que "os resultados obtidos serão comparados com os de outros documentos da época, obtidos pela mesma técnica, escritos pela irmã Lúcia antes e após a redacção deste documento, para certificação". Deste estudo faz também parte a análise dos documentos da primeira e segunda partes do Segredo de Fátima, cujos manuscritos são propriedade da Diocese de Leiria-Fátima e que, na sequência de um protocolo assinado em Outubro, se encontram à guarda do Santuário de Fátima.

Da equipa fizeram parte os seguintes professores do Departamento de Física e membros do Centro de Física Atómica: Maria Luísa Carvalho, Marta Manso, Sofia Pessanha, Mauro Guerra e Mário Costa e José Paulo Santos.

 

Ler mais em: 

Visão

http://visao.sapo.pt/manuscrito-da-terceira-parte-do-segredo-de-fatima-em-analise=f800580#ixzz3IF9jENaQ

 JN

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=4221815&page=-1

 CM

http://www.cmjornal.xl.pt/cm_ao_minuto/detalhe/manuscrito_da_terceira_parte_do_segredo_de_fatima_analisado_no_centro_de_fisica.html