Notícias

Notícias

ERC Consolidator Grant

26-01-2015

Bolsa ERC consolidator grant, atribuída à Professora Isabel Ferreira do Departamento de Ciência dos Materiais e investigadora do CENIMAT/I3N para o desenvolvimento de um projecto que integra condensadores, termoeletricos e fotovoltaico de filme fino num único dispositivo. "Integration of capacitor, thermoeletrics and photovoltaic thin films for efficient energy conversion and storage"- CapTherPV.

A possibilidade de realizar um único dispositivo que converte energia térmica e fotónica em energia elétrica e faz simultaneamente o seu armazenamento é algo que tem vindo a ser perseguido pela investigadora desde o início da sua carreira. De modo a alcançar esse objetivo com este projeto pretende-se integrar num único substrato, células solares, termoeletricos e condensadores de filme fino. Estes serão desenvolvidos num primeira fase separadamente e posteriomente integrados de modo a obter um dispositivo capaz de produzir e fornecer energia elétrica em continuo. 

O painel de avaliadores do ERC avaliaram a proposta intitulada  "Integration of Capacitor, Thermoelectric and PhotoVoltaic thin films for efficient energy conversion and storage-CapTherPV " submetida no concuros ERC-CoG-2014 e recomendaram o seu financiamento.