Cerimónia de entrega do “Prémio de Investigação Santander Totta/NOVA”

22-04-2015

O vencedor da oitava edição do Prémio de Investigação Colaborativa Santander Totta/ Universidade NOVA de Lisboa, dedicada às Ciências da Vida, é o trabalho “Recapitulação da doença de Alzheimer de início tardio usando culturas tridimensionais de neurónios humanos”.

A cerimónia de entrega deste prémio terá lugar no dia 22 de abril, no Auditório da Reitoria da NOVA, Campus de Campolide, e contará com a presença de altos representantes da Universidade NOVA de Lisboa e do Banco Santander Totta, dos restantes elementos do júri e dos investigadores premiados.

A equipa vencedora é liderada por Cláudia Almeida, investigadora do CEDOC (Chronic Diseases Research Center) da NOVA Medical School/ Faculdade de Ciências Médicas. A equipa vencedora conta ainda com a investigadora Catarina Brito, da Unidade de Tecnologia de Células Animais do ITQB/NOVA e IBET (Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, da NOVA, e Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica). Participaram ainda na elaboração do projeto os investigadores Florent Ubelmann - também do CEDOC- e a estudante de Doutoramento Ana Paula Terrasso em co-orientação.

Trata-se de um projeto que permitirá criar um modelo experimental da doença de Alzheimer (AD) de início tardio que poderá ser usado para estudos mais aprofundados do mecanismo de indução da doença e também para testes personalizados de novas estratégias terapêuticas adaptadas a cada doente.

O prémio, no valor de 25 mil euros, resulta de um acordo de colaboração entre a Universidade e o Banco Santander Totta, e tem como objetivo distinguir projetos de investigação colaborativa nas áreas das Ciências da Vida, das Ciências Sociais e Humanas e das Ciências Exatas e Engenharias., Para a edição deste ano, foram admitidos a concurso os projetos de investigação da área das Ciências da Vida.