Notícias

Notícias

Programa CMU Portugal lança nova edição do inRes

07-04-2015

“O programa foi desenhado em conjunto com especialistas internacionais de topo e a pensar no desenvolvimento dos participantes, quer em termos de evolução do negócio, quer em termos da formação profissional dos empreendedores”, afirma João Claro, diretor nacional do Programa CMU Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e coordenador do inRes. “Acreditamos que este é um formato único e inovador em Portugal, através do qual estamos a contribuir de forma real para o sucesso de novos produtos e serviços num mercado internacional, aumentando a sua viabilidade, sustentabilidade e competitividade do ponto de vista económico”.

João Claro refere que “um dos eixos fundamentais do inRes consiste em aperfeiçoar e validar iterativamente os conceitos de produto e os modelos de negócio, através de sucessivos contactos com potenciais utilizadores, compradores, ou parceiros”. Este trabalho utiliza princípios da abordagem Lean Launchpad, desenvolvida por Steve Blank, empreendedor e professor norte-americano, que se tem vindo a afirmar como um novo paradigma para o lançamento de novos negócios, e começa a ser utilizada a nível mundial por múltiplas iniciativas de referência, incluindo programas educacionais, aceleradores e agências governamentais, como a Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos (NSF).

À semelhança da primeira edição, a edição de 2015 do inRes inclui uma fase de formação intensiva em Portugal, seguida de dois meses de imersão em Pittsburgh e na Carnegie Mellon University (CMU), nos Estados Unidos. “As equipas beneficiam de um programa intensivo de formação e preparação em Portugal, que é depois consolidado a nível internacional, com a exposição a um dos ecossistemas empreendedores mais dinâmicos dos Estados Unidos. Esta experiência in loco permite-lhes ganhar muito, quer em termos de rede de contactos, quer na aquisição de competências de gestão”, afirma João Claro. Na edição de 2014 do inRes participaram as equipas: AddVolt – WeTruck; Displr; Followprice; e Xhockware. 

As candidaturas decorrem até 8 de maio,através do site www.cmuportugal.org. Para assinalar o lançamento da nova edição terão lugar três sessões de apresentação do inRes nos dias 9, 10 e 17 de abril, na Startup Lisboa, no UPTEC (Porto) e no Instituto Pedro Nunes (Coimbra), respetivamente.

Além de João Claro, entre os especialistas envolvidos nesta segunda edição destacam-se Dave Mawhinney, codiretor do Centro de Inovação e Empreendedorismo da CMU e diretor do i6 Agile Innovation System, e Tara Branstad e Reed McManigle, do Centro de Transferência de Tecnologia e Criação de Empresas (CTTEC) da CMU.

O inRes é coordenado pelo Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e apoiado pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), em parceria com a Carnegie Mellon University, a Pittsburgh Regional Alliance, a UTEN Portugal, e o INESC TEC. 

Mais informação em www.cmuportugal.org.