Notícias

Notícias

António Vitorino a 5 de Maio na FCT NOVA

26-04-2016

António Vitorino a 5 de Maio na FCT NOVA

No âmbito do Programa de Seminários da disciplina “Aspetos Sócio Profissionais da Informática”, do 4.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Informática, no próximo dia 5 de Maio pelas 17H00 no no Grande Auditório (CGD), o Departamento de Informática promove o Seminário: “Cidadania e novas tecnologias: mudança de paradigma ou desorientação total?”, por António Vitorino. 

Trata-se de um tema sempre atual e pertinente relativamente ao qual notícias recentes trouxeram novamente para a ribalta uma discussão que já vem de longa data:

1) Qual a política de cópias e propriedade na UE?

2) Quais são os direitos do cidadão (e deveres) relativos à proteção dos seus dados?

3) Qual é a posição da UE sobre o direito dos utilizadores cifrarem os seus dados com chaves fortes, que impeçam outros de lhes acederem sem mandato judicial e sendo a chave fornecida pelo próprio utilizador?

4) Localização e jurisdição dos dados em serviços na “Cloud”: qual é a situação, na UE? Qual a legislação em vigor, e quais são os pontos em aberto? 

António Vitorino tem estado diretamente associado à discussão destes temas, tanto a nível nacional como internacional. Estes e outros temas, fazem parte da intervenção do ex Ministro e Comissário Europeu na FCT NOVA numa apresentação seguida de perguntas e respostas.