Anúncio para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado

20-07-2016

Anúncio para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado, (Referência FCT-NOVA/DQ/BI/017/2016), no âmbito do Centro de Custos  PD-Bioengenharia, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Engenharia Química e Bioquímica

2. Requisitos de admissão: Licenciatura em Engenharia Química e Bioquímica com média de 1º ciclo superior ou igual a 15 valores.

3. Requisitos Preferenciais:

a. Experiência em tecnologia supercrítica; experiência em síntese de polímeros e síntese de nanopartículas;

b. Comprovado interesse e capacidade para seguir uma abordagem multidisciplinar;

c. Bom domínio da língua inglesa oral e escrita;

d. Disponibilidade imediata.

4. Plano de trabalhos: Preparação e caracterização de micropartículas porosas de polímeros biocompatíveis e biodegradáveis utilizando tecnologia supercrítica. Funcionalização das partículas com polímeros inteligentes e impregnação com fármacos. Estudo da cinética de libertação de fármacos dos sistemas desenvolvidos. Caracterização estrutural, morfológica, físico- química, térmica e avaliação das propriedades de aerosolização através de estudos in vitro. Avaliação do potencial de aplicação destas partículas para administração de fármacos por inalação.

5. Legislação e regulamentação aplicável: As bolsas são atribuídas ao abrigo da Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf); Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho que procede à terceira alteração ao Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado em anexo à Lei n.º 40/2004 de 18 de agosto e alterado pelo Decreto-Lei n.º 202/2012 de 27 de agosto e pela Lei n.º 12/2013 de 29 de janeiro.

6. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Química, FCT/UNL, sob a supervisão da Professora Doutora Ana Aguiar Ricardo e Doutora Teresa Casimiro.

7. Duração da bolsa: O contrato de bolsa terá a duração de 4 meses, com início previsto em 01 de Setembro de 2016. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projecto.

8. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €745,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

9. Métodos de seleção: Serão excluídos os candidatos que não cumpram os requisitos obrigatórios e que não apresentem a documentação necessária. Os métodos e critérios de selecção e sua valoração são os seguintes: Avaliação curricular (Formação académica) 50%; Experiência profissional e formação complementar até 25%; Experiência em investigação científica nas áreas relevantes para o projeto até 25%. Em situação de empate os  candidatos/as poderão ser chamados a uma entrevista presencial, que não constitui um método de seleção e não é classificada, destinando-se apenas à obtenção de esclarecimentos sobre os currículos.

10. Composição do Júri de Seleção: Doutora Ana Aguiar Ricardo, Professora Catedrática da FCT/UNL (Presidente), Doutora Ana Nunes, Investigadora Auxiliar (Vogal Efectiva), Doutora Teresa Casimiro, Investigadora Principal (Vogal Efectiva), Doutora Susana Barreiros, Professora Associada (Vogal Suplente) e Doutora Sílvia Rebocho (Vogal Suplente).

11. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação vão ser publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, afixada em local visível e público do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

12. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 01 a 12 de Agosto) de 2016. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de um documento único PDF contendo carta de motivação, Curriculum Vitae, cópia do certificado de habilitações, cópia do BI/CC e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas devem ser remetidas para o email: air@fct.unl.pt, indicando no assunto ”FCT-NOVA/DQ/BI/017/2016”.