Bolsa de Investigação

28-07-2016

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para Mestre no âmbito do projeto “4KET4Reuse - KETs for emerging pollutants removal in reclaimed water in the SUDOE space” (SOE1/P1/E0253), no âmbito do Programa Interreg Sudoe, co-financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), nas seguintes condições:

1. Área Científica: Engenharia do Ambiente

2. Requisitos de admissão:

• Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente ou em área científica afim (nota mínima - 15 valores);
  • Experiência de participação em projetos de investigação nacionais e/ou europeus;
  • Sólida experiência em investigação científica, e.g. com publicações científicas;
  • Motivação e experiência em trabalho experimental de campo e laboratorial relacionado com a determinação e quantificação de compostos orgânicos e poluentes em águas, lamas, solos e outras matrizes ambientais complexas;
  • Conhecimento e experiência na utilização de técnicas analíticas, preferencialmente espectrometria de massa, cromatografia gasosa e líquida e CGxCG;
  • Conhecimento e experiência na utilização de técnicas de remediação, preferencialmente em processos de electro-remediação, fitorremediação e atenuação natural;
  • Conhecimento e experiência na utilização de ferramentas computacionais tais como VMD, Molden, SPSS ou Matlab.

3. Plano de trabalhos: Acompanhamento e apoio ao desenvolvimento dos Grupos de Tarefas 1 e 2 do projeto em epígrafe, nomeadamente a) Análise de contaminantes emergentes (CEs) objeto de estudo com relevância para o projeto, b) Análise comparativa das metodologias utilizadas nas regiões participantes para a determinação dos CEs objetos de estudo, c) Seleção e implementação de uma metodologia analítica para a validação da eficiência das KETs para a eliminação de CEs, d) Desenho, arranque e avaliação de um protótipo piloto baseado em sistemas eletrocinéticos para a eliminação de CEs em efluentes de ETAR.

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf).

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente (DCEA), CENSE – Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade, Campus de Caparica, 2829-516 Caparica, sob a orientação científica da Professora Doutora Alexandra B. Ribeiro e da Doutora Nazaré Couto.

6. Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de seis meses, com início previsto a 15 de setembro de 2016. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projeto.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http:// www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), acrescido do valor do seguro social voluntário, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

8. Métodos de seleção: O métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular e dos documentos especificados em 11, tendo em conta os Requisitos de Admissão especificados em 2. Serão selecionados para eventual entrevista os candidatos que obtenham uma classificação superior a 15 na avaliação curricular, sendo depois feita a seleção final com base numa valoração de 30% para a entrevista e 70% para a avaliação curricular.

9. Composição do Júri de Selecção: O Júri de Seleção será constituído por:

Presidente: Profª Doutora Alexandra de Jesus Branco Ribeiro (Prof. Associada da FCT NOVA e Investigadora do CENSE-FCT NOVA), Vogal efetivo: Doutora Maria da Nazaré Parada Figueiredo de Sousa Couto (Investigadora do CENSE-FCT NOVA), Vogal efetivo: Doutor Eduardo Manuel Hipólito Pires Mateus (Investigador do CENSE-FCT NOVA e Técnico Superior da FCT NOVA), Vogal suplente: Prof. Doutor Marco Diogo Richter Gomes da Silva (Prof. Auxiliar da FCT NOVA e Investigador do REQUIMTE-FCT NOVA), Vogal suplente: Paula Alexandra Rodrigues de Araújo Guedes (Investigadora do CENSE-FCT NOVA).

10.Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em placard junto à secretaria do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da FCT NOVA, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email).

11.Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 12 a 26 de agosto de 2016.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, carta de motivação, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos da experiência requerida.

As candidaturas deverão ser remetidas exclusivamente por correio electrónico para a Prof. Alexandra B. Ribeiro, endereço abr@fct.unl.pt, com indicação do seguinte assunto: REF. PROJ. 4KET4Reuse.