Noite Europeia dos Investigadores

27-07-2016

Noite Europeia dos Investigadores

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia que pretende quebrar as barreiras que separam a Ciência dos Cidadãos e desmistificar a imagem do cientista distante e inacessível.

A FCT NOVA participou com 15 atividades em exposição no MUHNAC-UL e Jardim do Príncipe Real, subordinado ao tema "Science in Everyday Life / Ciência no dia-a-dia".

O consórcio deste projeto, coordenado pela Universidade de Lisboa através do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), une esforços entre os investigadores de grandes universidades em Portugal – Universidade do Minho, Universidade do Porto, mais três universidades em Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Lisboa e Instituto Universitário de Lisboa – e também a Câmara Municipal de Lisboa. Esta última funcionará como a unidade centralizadora das atividades que decorrerão nessa noite em Lisboa, estando a ser planeado um programa de oferta ao público em geral, no eixo Rato/Chiado, com atividades centrais no Museu, mas também eventos paralelos nos jardins do Príncipe-Real e de S. Pedro de Alcântara, que pretendem mostrar a investigação de enorme qualidade que se produz em Portugal.

Noite Europeia dos Investigadores - abertura

Atividades experimentais - visita

Debate - Ciência, Inovação e Economia

Atividades experimentais FCT NOVA

Debate dedicado ao tema “Ciência aberta, inovação e economia”, contou com a presença do Ministro da Economia, Prof. Manuel Caldeira Cabral, da Secretária de Estado da Ciência, Professora Fernanda Rollo, do Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Professor Paulo Ferrão e e o Diretor de Tecnologias e de Informação da BRISA, Jorge Lopes.

Moderação: jornalista José Vítor Malheiros

Actividades da FCT NOVA na Noite Europeia dos Investigadores