Notícias

Notícias

Maratona Inter-Universitária de Programação no Departamento de Informática da FCT NOVA

24-10-2016

Maratona Inter-Universitária de Programação no Departamento de Informática da FC

A Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP) é um concurso de programação destinado a alunos universitários, que este ano foi organizado pelo Departamento de Informática da FCT NOVA e que decorreu a 15 de Outubro de 2016.

A MIUP’16 contou com a participação de 16 equipas, de 7 escolas do Ensino Superior, e de uma equipa extra-concurso de alunos do Ensino Secundário que, em 2016, tiveram desempenhos muito bons na Olimpíadas nacionais e internacionais de Informática. 

A equipa “Ancelistas” da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto foi a vencedora da MIUP 2016, tendo conseguido resolver 7 dos 9 problemas da prova.

O concurso consiste numa prova de programação, onde as equipas de 3 elementos tentam em 5 horas resolver 9 problemas. O objetivo é resolver o maior número de problemas no menor tempo possível. Destreza na resolução de problemas, bons conhecimentos de algoritmos, rapidez de programação e bom espírito de equipa são fatores importantes neste concurso que se realiza anualmente a nível nacional. 

A MIUP serve como preparação dos alunos portugueses para a prova regional do Sudoeste Europeu (SWERC) do concurso mundial de programação International Collegiate Programming Contest (ACM ICPC), promovido anualmente pela ACM (Association for Computing Machinery). 

O SWERC 2016 terá lugar nos dias 19 e 20 de Novembro, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

As equipas qualificadas nos vários concursos regionais de programação para alunos universitários vão disputar a final mundial do ACM ICPC.

Mais informações:

Media