Bolsa de investigação - DCEA

30-01-2017

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de investigação (BI), para mestre, no âmbito do desenvolvimento de investigação nas áreas gestão de recursos hídricos e modelação hidrológica.

Texto do anúncio

A bolsa a atribuir insere-se no desenvolvimento de investigação nas áreas científicas de gestão de recursos hídricos e modelação hidrológica. O bolseiro deverá ainda desempenhar funções de gestão de projecto, preparação de candidaturas a programas de financiamento de investigação científica, bem como apoio em diversas actividades do grupo de investigação, como sejam: assegurar o cumprimento de prazos de execução e objectivos de investigação, desenvolvimento das acções de divulgação e promoção científica, elaboração de relatórios científicos, comunicação e gestão da informação, organização e condução de reuniões e seminários científicos.

Requisitos de admissão

Para a avaliação dos candidatos foram definidos os seguintes critérios de elegibilidade de candidaturas:

i.       Formação académica em ciências do Ambiente;

ii.      Experiência profissional em investigação científica, mínima de dois anos, nas áreas científicas de estudo de alterações climáticas, gestão de recursos hídricos e modelação hidrológica;

iii.      Experiência na organização e gestão de projectos, de pelo menos dois anos, nomeadamente na coordenação de tarefas, elaboração de relatórios científicos, comunicação e gestão da informação, organização e condução de reuniões científicas.

Métodos de selecção

Os critérios de avaliação das candidaturas serão os seguintes:

1. Experiência profissional relevante para as tarefas a desempenhar (50%)
  2. Habilitações académicas e formação profissional (20%)
  3. Nível de conhecimentos de Inglês falado e escrito (10%)
  4. Interesse demonstrado em investigação na área científica do projecto (20%)

No processo de avaliação das candidaturas serão consideradas, entre outras, as seguintes competências:

1. Interesse demonstrado em investigação e nas áreas científicas referidas;
  2. Experiência na comunicação em reuniões científicas internacionais;
  3. Experiência na autoria de artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica;
  4. Conhecimentos de informática na óptica do utilizador, nomeadamente processamento de texto e folha de cálculo;
  5. Domínio da língua inglesa na forma oral e escrita.

Os critérios de avaliação das candidaturas serão os seguintes:

1ª Fase: Avaliação curricular (0 a 40 pontos) + carta de motivação (0 a 10 pontos)

2ª Fase - Entrevista: Os candidatos que obtiverem uma pontuação acima de 40 pontos na primeira fase serão seleccionados para entrevista (0 a 50 pontos). A pontuação da entrevista será somada à obtida na primeira fase. As candidaturas serão ordenadas pela pontuação obtida.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes elementos:

1. Curriculum Vitae, incluindo fotografia
  2. Carta de motivação
  3. Cópia em formato pdf das três publicações mais relevantes (p.e. teses, artigos científicos)
  4. Entrevista (apenas candidatos seleccionados para a 2ª fase)

O concurso estará aberto por um período de dez dias úteis, conforme previsto no Regulamento de Bolsas de Investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Departamento de Ciências e Engenharia de Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Professor Doutor Paulo Alexandre Diogo.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de três meses, com início previsto em Fevereiro de 2017. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 750, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada no website da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (http://www.fct.unl.pt/), sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 20 de Janeiro a 3 de Fevereiro de 2017.

As candidaturas deverão ser enviadas por e-mail para o seguinte endereço: pad@fct.unl.pt

Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal