Notícias

Notícias

Professor Octávio Mateus revela os ovos fósseis de crocodilomorfos mais antigos do mundo

13-03-2017

Professor Octávio Mateus revela os ovos fósseis de crocodilomorfos mais antigos

Uma nova pesquisa com ovos fósseis com 152 milhões de anos, descobertos nas rochas do Jurássico Superior nas arribas costeiras do oeste de Portugal, mostra que se tratam de parentes dos crocodilos e que seu tipo de ovo mudou muito pouco desde então. 

Os ovos foram encontrados em rochas com cerca de 152 milhões de anos, tornando-os os mais antigos ovos fósseis de crocodilomorfos conhecidos até agora – o grupo do antepassado comum a todos os crocodilos.

Um dos aspectos mais notáveis destes ovos é a sua semelhança aos ovos de crocodilos actuais, indicando que a evolução da morfologia do ovo foi muito lenta e que  muito pouco mudounos últimos 152 milhões de anos de história dos crocodilos e dos seus antepassados. Há um certo grau de variação entre os ovos, por exemplo, no tamanho ou mudanças microscópicas na casca do ovo, mas as características morfológicas fundamentais são as mesmas.

Os ovos foram considerados ligeiramente diferentes de quaisquer outros ovos previamente descritos; foram consideradas duas novas oospécies que são equivalentes a novas espécies (mas apenas aplicadas aos ovos).

 

Mais informações em: