Notícias

Notícias

Jared Espley, cientista do “NASA Goddard Space Center”, profere conferência no âmbito da EXPO FCT

20-04-2017

Jared Espley, cientista do “NASA Goddard Space Center”, profere conferência no â

Um dos momentos altos da 11.ª edição da EXPO FCT, foi  a presença de Jared Espley, cientista do “Planetary Magnetosphere Laboratory” do “NASA Goddard Space Center”, que proferiu a conferência intitulada “Exploring Jupiter and its Moons”, organizada no âmbito da parceria entre o American Corner (Embaixada USA) e a Biblioteca da FCT NOVA.

Jared Espley, é um dos responsáveis pela sonda Juno, que foi enviada pela NASA a Júpiter em 2011. Durante a sua palestra, referiu-se aos vários desafios que a engenharia tem de enfrentar quando envia uma sonda como a Juno a Júpiter. Um desses grandes desafios foi a questão da energia necessária para manter em funcionamento a sonda e os seus vários equipamentos. A solução foi encontrada em painéis solares com a dimensão de um autocarro.

Missões como a da sonda Juno permitem-nos, cada vez mais, “ter as ideias básicas acerca da formação dos planetas”, como, por exemplo, perceber qual a composição de Júpiter e das suas 4 luas (os satélites de Galileu). Contudo, como alertou Jared Espley, ainda se desconhece muito em relação a Júpiter, como, o que cria o campo magnético. Assim, segundo o engenheiro da NASA, “temos as ideias básicas de como os planetas se formam mas não sabemos ainda os pormenores.”

No final da sessão, Jared Espley mencionou ainda duas missões da NASA. A missão “CLIPPER” (NASA Europa Mission), que deverá ser lançada em 2020, cujo objectivo é o de caracterizar a superfície e sub-superfície desta lua de Júpiter. Já a missão “NASA Europa Lander” foi ainda apenas proposta e tem como objetivo procurar sinais de vida na superfície, estando o seu lançamento eventualmente pensado para a década de 2020.

 

Mais informações