Aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Informática com jogo na AppStore

04-05-2017

Aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Informática com jogo na AppStore

Pedro Cabaço, estudante de Engenharia Informática na FCT NOVA, programou e concebeu o jogo “Super Crossbar Challenge”, que foi aceite para publicação na AppStore em todo o mundo, tendo sido referenciado pela empresa como um dos melhores jogos da semana e posto em destaque na página principal em 80 países. No passado dia 19 de Abril, Pedro teve a oportunidade de demonstrar a sua aplicação na mostra "Vem ver a Revolução Informática!" perante centenas de alunos do ensino secundário na EXPO FCT 2017.

Em Setembro do ano passado, Pedro começou a trabalhar no gameplay e o no conceito base do “Super Crossbar Challenge”, mas apenas no início deste ano, depois de ter envolvido um designer no projecto, é que o mesmo avançou. O maior desafio foi desenhar e implementar o “gameplay”, a física envolvida, adaptar o jogo aos diferentes tamanhos de ecrãs e implementar anúncios na app. Este aluno considera que a área de “Gaming” é "extremamente interessante e provará ser ainda mais importante quando se começar a fazer mais coisas com base no conceito de jogos e experiências em realidade virtual.

A “Gamification” é uma especialidade da informática que aproveita elementos e princípios como os usados na concepção de jogos em aplicações que não são necessariamente jogos, podendo ser explorada em áreas como o marketing, a educação, a inovação, e em inúmeras aplicações de produtividade profissionais como na prestação de cuidados de saúde, nos transportes, na cultura, na governação e participação dos cidadãos, entre outros.

Imprensa: