Investigadores Octávio Mateus e Emanuel Tschopp descobrem nova espécie de dinossauro

02-05-2017

Os Investigadores Octávio Mateus e Emanuel Tschopp, do Departamento de Ciências da Terra da FCT NOVA, descobriram uma nova espécie de dinossauro saurópode, cujo artigo científico foi esta terça-feira publicado na revista científica Peerj. Trata-se do Galeamopus pabsti.

Este dinossauro jurássico foi escavado por uma equipe suíça, liderada por Hans-Jakob "Kirby" Siber e Ben Pabst, no Wyoming, nos Estados Unidos em 1995. É a mais recente de uma série de novas descobertas dos dois paleontólogos Emanuel Tschopp e Octávio Mateus, que começou em 2012 com a nova espécie Kaatedocus siberi. O novo artigo foi publicado online na revista PeerJ, de acesso aberto, nesta terça-feira, 2 de maio.

O Galeamopus pabsti é semelhante aos dinossauros famosos Diplodocus e Brontosaurus, mas com pernas mais maciças, e um pescoço particularmente alto e triangular perto da cabeça. É a segunda espécie do género Galeamopus, que foi reconhecido como um novo género, diferente do Diplodocus, pelos mesmos investigadores em 2015. A nova espécie é dedicada a Ben Pabst, que encontrou o esqueleto, e preparou-o para a montagem no Sauriermuseum Aathal na Suíça, onde é um dos principais atrativos da exposição permanente.

Imprensa: