Noite Europeia dos Investigadores bate recordes de audiência

02-10-2017

Noite Europeia dos Investigadores bate recordes de audiência

A edição deste ano da Noite Europeia dos Investigadores, na qual a FCT NOVA participou através do consórcio SCILIFE – Science in everyday life / Ciência no dia-a-dia, foi um estrondoso sucesso.

No passado dia 29 de setembro, mais de 340 cidades da Europa uniram-se para celebrar a Ciência e aproximar investigadores e cidadãos. Em Portugal, o consórcio SCILIFE, coordenado pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-UL), reuniu esforços entre os investigadores da Universidade do Minho, Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa e Instituto Universitário de Lisboa, e a Câmara Municipal de Lisboa.

A FCT NOVA participou com 21 atividades, aproximando, de um modo informal, lúdico e educativo, a engenharia e as ciências do público em geral.

Em Lisboa, as atividades decorreram no MUHNAC-UL e no Jardim do Príncipe Real. No Porto, a celebração da Noite teve lugar no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto e no Jardim Botânico. Em Braga, o Pólo central foi a Escola de Ciências da Universidade do Minho.

O programa da NEI 2017 incluiu ainda um debate sobre "Ética, Ciência e Economia"’, moderado por Alexandre Quintanilha (Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência e do Conselho de Laboratórios Associados) e com as participações de Maria Fernanda Rollo (Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), António da Cruz Serra (Reitor da Universidade de Lisboa), Ana Sofia Carvalho (Grupo Europeu de Ética em Ciência e Novas Tecnologias e Direcção do Instituto de Bioética da Universidade Católica) e Nuno Pires (Gestor da Unidade de Modelos e Biomarcadores do Laboratório de Farmacologia da BIAL).

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa lançada em 2005 e financiada pela Comissão Europeia no âmbito das Ações Marie Curie, com o objetivo de celebrar a Ciência, divulgando o trabalho desenvolvido nesta área e realçando a importância de uma comunicação eficiente entre os centros de investigação e a sociedade civil.

Atividades da FCT NOVA

Debate "Ética, Ciência e Economia"