Notícias

Notícias

CENSE vence prémio 2017-2018 da “Social Innovation to Tackle Fuel Poverty” na Conferencia das Nações Unidas

14-11-2017

CENSE vence prémio 2017-2018 da “Social Innovation to Tackle Fuel Poverty” na Co

O Centro de Investigação CENSE da FCT NOVA (Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade), foi um dos vencedores do prémio 2017-2018 da “Social Innovation to Tackle Fuel Poverty”, promovido pela “Ashoka” e “Schneider Electric Foundation”, ontem anunciado na Conferencia das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (COP23) em Bona, Alemanha.

Em Junho de 2017, a Fundação Schneider Electric, sob a égide da Fundação de França, e da “Ashoka”, lançou um novo “Call for Projects”, em parceria com a Enel, para selecionar as 15 mais inovadoras organizações que propusessem as soluções mais criativas para combater a pobreza de combustível e promover a sustentabilidade energética na Europa.

Entre 40 propostas, foram anunciados os 15 vencedores do programa 2017-2018 "Inovação social para combater a pobreza energética" durante a 23.ª sessão da Conferência das Partes (COP23).

Os investigadores do CENSE João Pedro Gouveia, Sofia Simões e Pedro Palma são os responsáveis pelo  projecto vencedor que criou um índice para mapear a pobreza energética em Portugal ao nível dos municípios. O grupo Energia & Clima do CENSE desenvolve investigação e inovação em mitigação climática, análise integrada de opções neutras em carbono para a economia, e avaliação da competitividade de opções tecnológicas em eficiência energética e renováveis. A transferência de conhecimento é feita para órgãos de governo, central e local, empresas e associações empresariais.

Os 15 vencedores representam vários países nomeadamente a Alemanha, Grécia, Itália, Espanha e Portugal, todos comprometidos com a luta contra a pobreza e a promoção da sustentabilidade energética nos seus países e na Europa.

 

MEDIA: