Notícias

Notícias

Cientistas da FCT NOVA fizeram bandeira portuguesa com moléculas e nanopartículas

17-11-2017

Cientistas da FCT NOVA fizeram bandeira portuguesa com moléculas e nanopartí

A equipa coordenada por Carlos Lodeiro e José Luis Capelo - Laboratório Bioscope, do Departamento de Química da FCT NOVA - fizeram uma bandeira portuguesa com moléculas e nanopartículas, que vai ser capa de uma revista internacional.

Enquanto os cientistas preparavam umas reacções químicas, depararam-se com a emissão de luzes vermelhas e verdes em compostos que estavam a analisar. Entre as luzes, alguém terá dito: “Se tivéssemos amarelo no meio, tínhamos a nossa bandeira.” E o grupo decidiu fazer uma imagem com moléculas e nanopartículas da bandeira portuguesa. Não demorou muito até que estivesse pronta e agora vai ser a capa de uma revista internacional de química e entrege ao Presidente da República, que hoje visita a FCT NOVA a propósito do 40.º Aniversário, onde vai participar nas comemorações e tirar uma selfie com os estudantes.

A equipa está também a trabalhar com inúmeros fármacos para diferentes tipos de cancro. “O principal objectivo é desenvolver novas vias de transporte de fármacos em nanomateriais que sejam mais económicos, rápidos e evitem efeitos secundários [como vómitos]”, indica O Professor Carlos Lodeiro.

 

Mais informações: