Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre

16-02-2018

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, (Referência FCT-NOVA/DQ/BI/001/2018), no âmbito do Centro de Custos Programa doutoral Química sustentável CCA 0503001, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Química/Engenharia Química.

2. Requisitos de admissão: Mestrado na área de Bioquímica, Química, Engenharia Química, Engenharia Biomédica e áreas afins O/A candidato/a deve ter experiência comprovada em processos de alta pressão, nomeadamente CO2 supercrítico e catálise. Será estudada a fixação química do CO2 através de reações catalíticas com epóxidos utilizando líquidos iónicos como solventes. A experiência em misturas bifásicas de CO2 com líquidos iónicos será valorizada. O/A candidato(a) deve apresentar elevados níveis de motivação, capacidade de trabalho em equipa e domínio da língua inglesa na forma falada e escrita.

3. Outros Requisitos Preferenciais:

a. Ter como média final Mestrado igual ou superior a 14 valores;

b. Possuir formação académica, valorização profissional e publicações científicas, particularmente relacionadas com a tecnologia de Alta Pressão;

c. Comprovado interesse e capacidade para seguir uma abordagem multidisciplinar;

d. Disponibilidade imediata.

4. Plano de trabalhos:

O trabalho a realizar pelo/a  bolseiro/a comporta as seguintes tarefas:

a)      Otimização de condições de operação da reação (CO2+epóxido) numa instalação de alta pressão disponível no laboratório.

b)      Aplicação das condições operacionais otimizadas a diferentes substratos e catalisadores. Estudos cinéticos para os sistemas mais promissores.

c)       Interpretação dos resultados obtidos utilizando diversas técnicas (NMR, FTIR e DSC);

5. Legislação e regulamentação aplicável: As bolsas são atribuídas ao abrigo da Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf); Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho que procede à terceira alteração ao Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado em anexo à Lei n.º 40/2004 de 18 de agosto e alterado pelo Decreto-Lei n.º 202/2012 de 27 de agosto e pela Lei n.º 12/2013 de 29 de janeiro.

6. Local de trabalho: O trabalho ser desenvolvido no Departamento de Química, FCT/UNL, sob a orientação científica da Doutora Ana Nunes.

7. Duração da bolsa: O contrato de bolsa tem a duração de 3 meses, com início previsto para Março de 2018.

8. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

9. Métodos de seleção: Os candidatos que cumpram os requisitos de admissão serão seriados de acordo com a sua avaliação curricular (50%) e a carta de motivação (50%). Os 5 candidatos melhor classificados serão contactados para uma entrevista. A seriação final terá em conta a avaliação curricular (50%) e a entrevista (50%).

10. Composição do Júri de Seleção: Doutora Ana V.M. Nunes (Presidente), Professor Manuel Nunes da Ponte (Vogal Efetivo), Doutora Teresa Casimiro (Vogal Efetivo), Doutor Alexandre Paiva (Vogal Suplente) e Doutor Luís Branco (Vogal Suplente).

11. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação são publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, afixada em local visível e público do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sendo o/a candidato/a selecionado notificado através de email.

12. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto de 16 de fevereiro a 01 de março de 2018.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de um documento único PDF contendo Curriculum Vitae, cópia do certificado de habilitações, cópia do BI/CC e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas devem ser remetidas para o email: ana.nunes@fct.unl.pt, indicando no assunto ”FCT-NOVA/DQ/BI/001/2018”.

AnexoTamanho
anuncio_fct_nova_dq_bi_001_2018.docx18.43 KB