Notícias

Notícias

Edital para atribuição de Bolsa de Investigação

02-02-2018

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa para desenvolvimento de actividades de I&D, no âmbito do Projecto abaixo mencionado, financiado pela Comissão Europeia através do Programa H2020.

A contratação será regida pelo estipulado na legislação em vigor relativa ao Estatuto de Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela lei 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de Outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de Janeiro (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro), bem como pelo Regulamento de Bolsas da FCT, I.P. (regulamento nº 234/2012 de 25 de Junho de 2012), e pelo Regulamento de bolsas da FCT/UNL.

Nome do Projecto: Absorbing the Potential of Wood Waste in EU Regions and Industrial Bio-based
Ecosystems (BioReg)

Duração do Projecto: 1 de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2019

Domínio: Desenvolver trabalho de investigação no âmbito do projecto, nomeadamente realização de estudos com vista à produção, utilização e valorização de resíduos da madeira.

Plano de trabalhos: O plano de trabalhos envolve actividades de avaliação do potencial de utilização e valorização de resíduos da madeira. As actividades previstas incluem estudos a nível laboratorial de cacaterização dos residuos da madeira e estudos de avaliação do potencial de valorização desta fileira num contexto de biorefinaria.

Orientação Científica: Professora Doutora Ana Luisa Fernando

Tipo de Bolsa: Bolsa de Investigação a tempo parcial

Duração da Bolsa: 6 meses, eventualmente renovável, com início previsto a 15 de fevereiro de 2018.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a um subsídio mensal de 1200€ (mil e duzentos euros).

Local de trabalho: Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL).

Habilitações Académicas: Doutoramento na área da Energia e Bioenergia, áreas afins ou equivalente legal.

Requisitos de admissão: Formação em energia e bioenergia e em engenharia do ambiente. Experiência na realização de análises físico-químicas a biomassa, em gestão ambiental e gestão de resíduos industriais, em sistemas de tratamento de águas residuais e em experiência em levantamentos fotogramétricos de áreas florestais utilizando veículos aéreos não tripulados. Experiência comprovada em trabalho de investigação na área da caracterização físico-química de biomassa, em fitorremediação de águas residuais contaminadas com metais pesados e em estudos de avaliação do impacte ambiental da fileira da biomassa. Bons conhecimentos de inglês (oral e escrito). Habilitações para a realização de estudos de valorização da biomassa num contexto de biorefinaria.

Período de Candidatura: 2 a 9 de fevereiro 2018

Documentos a Apresentar: Carta de Apresentação, Certificado(s) de Habilitações e Curriculum Vitae

Critérios de Seleção: A seleção do Bolseiro basear-se-á nos seguintes critérios, por ordem decrescente de importância:

a) Adequação e mérito do curriculum académico do/a candidato/a tendo em conta a área de abertura de concurso (50%);
b) Experiência anterior na realização de análises físico-químicas, especificamente a biomassa e em ensaios de fitorremediação de águas residuais contaminadas com metais pesados (25%).
c) Proximidade dos domínios científicos de especialização em relação à área de actuação na qual o bolseiro irá exercer a sua actividade (25%)

Os candidatos poderão ser solicitados a realizar uma entrevista

Composição do Júri de Selecção: o júri será composto por: Professora Doutora Benilde Mendes (Presidente); Professora Doutora Ana Luisa Fernando e Professora Doutora Maria Paula Duarte (vogais efectivos) e Professora Doutora Margarida Gonçalves (Vogal suplente)

A candidatura deverá ser dirigida ao cuidado da Professora Ana Luísa Fernando para o seguinte endereço eletrónico: ala@fct.unl.pt. Paralelamente, os candidatos podem também enviar a informação para:

DCTB/MEtRICs
FCT/UNL
Quinta da Torre
2829-516 Caparica

Forma de Publicitação/Notificação: Os/As candidatos/as serão notificados por escrito via correio electrónico da recepção da candidatura assim como posteriormente, da decisão do Júri de Seleção. Os candidatos para eventual entrevista serão notificados por escrito via correio electrónico. Durante o período do concurso os candidatos deverão consultar diariamente o correio electrónico indicado para se manterem informados sobre o seu desenrolar. Os resultados finais da avaliação serão ainda publicitados através de lista ordenada, afixada no átrio do DCTB, FCT/UNL, sito na Quinta da Torre, 2829-516 Caparica