Notícias

Notícias

Roteiro Inovação 21 de Fevereiro na FCT NOVA

21-02-2018

Roteiro Inovação 21 de Fevereiro na FCT NOVA

O Governo português apresentou a 15 de Fevereiro em Matosinhos o Roteiro Inovação. Esta iniciativa sublinha a necessidade do país em assumir a inovação como o grande motor do seu desenvolvimento com o objectivo de tornar sustentável e duradoura a viragem que a economia portuguesa teve este ano, afirmou o Primeiro-Ministro António Costa. Nesta estratégia, o Governo fixou três metas muito ambiciosas, centradas na inovação: aumentar as competências digitais da sociedade portuguesa, a intensidade de investimento na inovação e desenvolvimento e a qualificação dos recursos humanos.

A FCT NOVA e o NOVA LINCS integraram o Roteiro Inovação, na manhã de dia 21 de Fevereiro, onde a atenção incidiu sobre o tema da Inteligência Artificial. Após as boas-vindas transmitidas pelo Magnífico Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, Professor Doutor João Sàágua, e pelo Director da FCT NOVA, Professor Doutor Fernando Santana, seguiu-se a intervenção do Presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA), Professor Doutor Paulo Novais. O lançamento de um programa de incentivo à ciência de dados e inteligência artificial na administração pública para já com quatro projetos-piloto de investigação sobre risco de desemprego, prescrição de antibióticos, segurança alimentar e apoio a empresários foi protagonizado pela Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Professora Doutora Mª Manuel Leitão Marques, tendo sido encerrada a Sessão com a intervenção do Primeiro-Ministro, Dr. António Costa.

Na Sala Ágora foram ainda apresentados alguns dos projectos de investigação na área da Inteligência Artificial desenvolvidos pelo Centro de Investigação NOVA LINCS e algumas empresas que trabalham na mesma área (Critical Software, Defined Crowd, Outsystems, Priberam e Siscog) apresentaram a sua actividade.

 

Sessão no Grande Auditório

Professor Doutor Fernando Santana (Director FCT NOVA)

 

Professor Doutor João Sàágua (Reitor UNL)

Professor Doutor Paulo Novais (Presidente APPIA)

Professora Doutora Maria Manuel Leitão Marques (Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa)

Dr. António Costa (Primeiro Ministro)

Saida do Grande Auditório

Chegada à Sala Ágora

Apresentação de empresas de base tecnológica e projetos I&D NOVA LINCS

Apresentação de empresas de base tecnológica e projetos I&D NOVA LINCS

Saida da Sala Ágora

Assinatura do Livro de Honra

Galeria de Fotos

Programa

Inovação - Inteligência Artificial

Imprensa: