Lançamento do livro “A outra margem da NOVA” | 23 de Março

16-03-2018

Lançamento do livro “A outra margem da NOVA” | 23 de Março

No próximo dia 23 de Março pelas 14H00 será lançado no Auditório da Biblioteca o livro “A outra margem da NOVA”, escrito no âmbito das comemorações do 40.º Aniversário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa , por Maria Paula Diogo (coordenadora), Ana Carneiro, Isabel Amaral, Paula Urze, André Pereira, Ivo Louro e João Machado.

“A outra margem da NOVA”, editado pela NOVA.FCT Editorial, é um livro que analisa as dinâmicas de construção da identidade da Faculdade de Ciências e Tecnologia ao longo destes 40 anos enquanto colectivo, onde se destaca a interdisciplinaridade, o debate e a relação próxima entre Docentes e Aluno. A FCT NOVA comemorou os seu 40.º aniversário no ano passado. "A outra Margem da NOVA", um livro colectivo escrito a 14 mãos, integrou-se nestes festejos, oferecendo um primeiro olhar histórico sobre a criação da Faculdade de Ciências e Tecnologia e sua instalação no Monte de Caparica no contexto da Universidade NOVA de Lisboa. Não se trata de um ensaio de história institucional ou de um levantamento exaustivo das quatro décadas da FCT, mas sim de uma reflexão sobre a especificidade da nossa faculdade e da sua cultura científica e pedagógica própria e distintiva no panorama nacional. Neste sentido, convocámos actores muito diferentes - os primeiros professores e dirigentes, os cursos-bandeira da escola, as primeiras revistas dos estudantes, as lutas académicas que marcaram os anos 90, o espaço do campus e a arquitetura dos edifícios -, mas todos fundamentais para a construção da identidade da FCT NOVA.

A NOVA.FCT Editorial é a editora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), tendo por objecto concretizar um projecto editorial baseado, principalmente, em formato papel e digital, de obras produzidas por membros da FCT NOVA e de autores exteriores à FCT.