Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Doutor

09-04-2018

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Doutor, no âmbito do Projeto “Lupsmart” do programa CLIMATE KIC.

1. Área científica: Química.

2. Requisitos de admissão: Doutoramento em Química, especialidade de Química Orgânica.

3. Outros requisitos preferenciais:

- Motivação para investigação e boa capacidade de trabalho;

- Motivação para trabalhar na área de introdução de novas tecnologias para o combate a alterações climáticas;

- Experiência laboratorial nas áreas de: a) extração de metabolitos de fonte vegetal terrestre nomeadamente em leguminosas, b) análise estrutural c) análise de alcalóides de quinolizidina por GC-MS e quantificação por GC d) síntese orgânica;

- Publicações científicas na área;

- Bons conhecimentos da língua inglesa.

4.  Plano de trabalhos: Avaliar métodos de extração que permitam a separação dos alcalóides de sementes de lupinus. Obtenção de lupinus após o processo de adoçamento em condições para consumo alimentar e determinação do perfil da composição do extrato de alcalóides. Produzir relatórios e avaliar as condições para a aplicação industrial do processo de adoçamento do lupinus.

5. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf).

6. Local de trabalho: O trabalho é desenvolvido no âmbito das atividades de investigação do Laboratório Associado REQUIMTE, no Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica da Professora Doutora Ana Lourenço.

7. Duração da bolsa: O contrato de bolsa tem a duração de 7 meses, com início previsto para 1 de junho de 2018.

8. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 1.495,00 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária. Caso o bolseiro queira, haverá lugar ao pagamento do seguro social voluntário.

9. Métodos de seleção: Avaliação curricular e experiência prévia na área de investigação requisitada, com a valoração de 40% e 60% respetivamente. O júri poderá convocar os candidatos para uma entrevista, sendo, neste caso, atribuída a valoração de 20% à avaliação de curricular, de 30% à experiência prévia na área de investigação requisitada, e de 50% à entrevista.

10. Composição do Júri de Seleção: Professora Doutora Ana Lourenço (Presidente), Professora Doutora Luisa Ferreira (Vogal Efetiva), Professora Doutora Paula Branco (Vogal Efetiva), Professora Doutora Manuela Pereira (Vogal Suplente) e Professor Doutor João Aires de Sousa (Vogal Suplente).

11. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação são publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de email.

12. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 24 de abril a 9 de maio de 2018.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de um documento único PDF contendo carta de motivação, Curriculum Vitae, cópia do certificado de habilitações, cópia do BI/CC e outros documentos comprovativos considerados relevantes. As candidaturas devem ser remetidas para o email ana.lourenco@fct.unl.pt , Indicando no Assunto “Lupsmart”.

AnexoTamanho
anuncio_lupsmart_climate_-_kic.doc115.5 KB