Notícias

Notícias

BioVisualSpeech potencia terapia da fala de forma lúdica

21-05-2018

BioVisualSpeech potencia terapia da fala de forma lúdica

Sofia Cavaco, Professora do Departamento de Informática da FCT NOVA e investigadora do NOVA LINCS, lidera o projeto de investigação BioVisualSpeech que tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma, usando técnicas de interação homem-máquina, inteligência artificial e aprendizagem automática, baseada em jogos de computador para suportar exercícios de terapia da fala para crianças. Esta plataforma permite promover a melhoria do desempenho de crianças com distúrbios da fala, mantendo-as interessadas no exercício de modo a que as sessões de terapia sejam mais eficazes. Pretende também fornecer ao terapeuta um sistema de apoio à decisão para planear futuras sessões de terapia e monitorizar o progresso das crianças.

O projecto BioVisualSpeech foi convidado a participar no 10.º Congresso Europeu de Terapia da Fala, que decorreu de 10 a 12 de Maio, no Centro de Congressos do Estoril e contou com cerca de 600 participantes.

Esta participação permitiu demonstrar a plataforma do BioVisualSpeech a profissionais ligados à área da terapia da fala, de países de todo o mundo.

O Congresso Europeu de Terapia da Fala é organizado pelo CPLOL (Comité Permanent de Liaison des Orthophonistes-Logopèdes de l’UE), a entidade que reúne associações de terapeutas da fala de 32 países europeus, representando mais de 80 mil profissionais em toda a Europa.