Notícias

Notícias

Nano4 Global recebe 1,4 milhões de euros para desenvolver plataforma de nanodiagnóstico para tuberculose

24-05-2018

Nano4 Global recebe 1,4 milhões de euros para desenvolver plataforma de nanodiag

A Nano4Global  recebeu um financiamento de 1,4 milhões de euros no âmbito do programa SME Instrument do Horizonte 2020. O financiamento ajudará a empresa a desenvolver sistemas de nanodiagnóstico, nomeadamente para a detecção de tuberculose. “O teste colorimétrico, de base nanotecnológica, desenvolvido pela Nano4 Global permitirá fazer o diagnóstico da tuberculose em 90 minutos, quando atualmente demora 3 dias”, explica Pedro Viana Baptista. 

A Nano4 Global tem como principal objectivo desenvolver soluções para identificação molecular de DNA/RNA em point-of-care: nanodiagnóstico molecular associado a doenças, como tuberculose, zika ou cancro, em processos rápidos e de menor custo. A investigação em nanodiagnóstico realizada por Pedro Viana Baptista, líder do laboratório de Nanomedicina da UCIBIO e Professor do Departamento de Ciências da Vida da FCT NOVA, é aessencial para o desenvolvimento da próxima geração de plataformas de nanodiagnóstico molecular aplicados às ciências da vida. “O sistema portátil é baseado no reconhecimento de sequências de DNA/RNA, biomarcadores de doença, que está associado à alteração de cor de uma solução contendo nanopartículas de ouro”, explica Pedro Viana Baptista. 

A Nano4 Global foi co-fundada por Pedro Viana Baptista, Alexandra Fernandes, líder do Laboratório de Genética Humana e Terapêutica do Cancro da UCIBIO e igualmente Professora do Departamento de Ciências da Vida da FCT NOVA e Filipe Assoreira, Presidente da P-Bio (Associação Portuguesa de Bioindústrias). 

No âmbito do Programa Horizonte 2020, o SME Instrument é altamente competitivo e, no último concurso da Fase 2, apenas 64 propostas foram aprovadas para financiamento de um total de 1271 candidaturas submetidas na Europa. Anteriormente, a empresa recebeu financiamento, na Fase 1 no âmbito do SME Instrument

O SME Instrument foi criado especificamente para investigadores muito inovadores e pequenas e médias empresas com ambições europeias e internacionais, determinados a transformar ideias de negócio inovadoras em vencedores no mercado. Este instrumento de financiamento apoio inovação de negócios de ciclo completo desde a fase de concepção e planeamento da ideia de negócio (fase I), passando pela execução e demonstração do plano de negócios (fase II) até à comercialização (fase III).