Ciências sociais e ciências exatas cruzam caminhos na FCT NOVA

25-06-2018

ENHCT 2018

De 9 a 11 de julho, a FCT NOVA vai receber o 6.º Encontro Nacional de História das Ciências e da Tecnologia (ENHCT), organizado pelo Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT).

Nesta edição propõe-se uma reflexão em torno da História das Ciências e da Tecnologia, que pretende problematizar as relações que ao longo dos séculos existiram entre as ciências sociais e humanas e as ciências exatas e naturais, a tecnologia, a medicina e o ambiente, tanto a nível intelectual ou metodológico, como institucional, biográfico ou ideológico, sob o tema Perspectivas Cruzadas na Construção do Conhecimento.

Este encontro da comunidade portuguesa de historiadores das ciências e da tecnologia, pela regularidade bianual com que tem sido organizado, constitui já um evento de referência. O primeiro encontro teve lugar em 2009, em Lisboa, na Casa de Macau, tendo já sido acolhido em Évora, Aveiro e Coimbra. Ao longo das cinco edições precedentes, o ENHCT reuniu centenas de investigadores das mais variadas áreas e instituições. Os diferentes encontros contribuíram para um maior conhecimento sobre o panorama da investigação nacional nestas áreas. O Encontro que se realizará em 2018 será, igualmente, composto por uma vasta lista de oradores, como Lino Camprubi da Universidade de Sevilha . Contará, ainda, com um programa social que permitirá explorar os arredores da cidade de Almada.