Notícias

Notícias

FCT NOVA colabora em projeto pioneiro para diminuir níveis de carbono em Cacilhas

18-06-2018

comunidade carbono zero

CØ.MUNIDADE CARBONO ZERØ é uma iniciativa da Câmara Municipal de Almada com o apoio financeiro do Fundo Ambiental e com a participação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

O investimento de 1,2 milhões de euros vai permitir durante dez meses reduzir a pegada carbónica numa rua inteira, testando soluções e serviços ambientais para que se possa replicar as soluções encontradas.

Ana Silveira, docente da FCT NOVA no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, encabeça a participação da Faculdade neste projeto. A FCT NOVA terá a seu cargo o desenho da gestão de resíduos e a sua recolha seletiva. "Em 2023 será obrigatória a recolha dos bioresíduos em toda a União Europeia, por isso esta iniciativa vai permitir mobilizar a população para este novo hábito.", afirma a docente.

A Rua Cândido dos Reis, em Cacilhas, será a morada deste laboratório vivo que vai poder visitar. Para já irá sofrer obras depois do verão para instalar o centro logístico, com produção própria de energia, um ponto de recolha seletiva de resíduos, um painel informativo e mudança do mobiliário urbano.

Além destas intervenções físicas, terá ainda de se convidar os comerciantes e habitantes a participarem ativamente. É nesta fase que se encontra o projeto, com as 12 entidades envolvidas a criarem protocolos de adesão.

Faça parte deste movimento

Na imprensa