Notícias

Notícias

FCT NOVA na construção da melhor rota para a neutralidade carbónica

21-06-2018

Roteiro Para a Neutralidade Carbónica 2050

Dia 5 de Julho, Évora vai receber o IV Seminário do Sector Público, promovido pela EDP e pelo Jornal Expresso. Centrado à volta do impacto ambiental do sector público, conta com a participação da Professora Doutora Patrícia Fortes numa intervenção sobre a metodologia do Roteiro Para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC2050).

3 paragens obrigatórias

O que é?

Depois do compromisso político de Portugal atingir a neutralidade carbónica em 2050, está a ser desenvolvido o RNC2050 que visa apoiar tecnicamente este objetivo. Este projeto, lançado em outubro do ano passado, pretende identificar quais as trajetórias mais custo-eficazes para atingir a neutralidade carbónica nacional, nomeadamente qual o papel de cada sector e das diferentes tecnologias.

Qual o papel da FCT NOVA neste projeto?

A Faculdade está integrada num consórcio de empresas e cientistas que irão desenvolver as trajetórias para a neutralidade carbónica, sendo a Professora Doutora Júlia Seixas responsável pela coordenação dos trabalhos técnicos de modelação de todas as componentes sectoriais: energia, transportes, resíduos, agricultura, florestas e uso do solo. 

Quem é Patrícia Fortes?

Investigadora da FCT NOVA na área da modelação energética, com experiência em trabalhos semelhantes, nomeadamente no Roteiro Nacional de Baixo Carbono (2012). Integra uma equipa de 9 investigadores da FCT NOVA a trabalhar neste projeto, sendo responsável pela componente de energia do RNC2050.

Conheça a agenda do encontro e inscreva-se aqui

Saiba mais sobre o Roteiro aqui 

 

Na Imprensa

Ordenamento do território ganhou peso no combate às emissões de CO2 (Expresso Online)