Notícias

Notícias

A supercondutividade na FCT NOVA

22-06-2018

supercondutividade

Uma escola, um workshop e uma mesa redonda sobre modelização numérica de materiais e dispositivos supercondutores na FCT NOVA, trazem investigadores internacionais à margem sul. 

O Campus da Caparica vai receber dois eventos internacionais sobre modelização numérica de materiais e dispositivos supercondutores, com apoio do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers). De 26 a 29 de junho, organizam a sexta edição do International Workshop on Numerical Modelling of High Temperature Superconductors, um workshop internacional que já esteve em lugares como a Universidade de Bolonha (Itália), Cambridge (Reino Unido) e Lausanne (Suíça). Este workshop decorre na esfera do High Temperature Superconductivity Modelling Workgroup, que desde 2010 anda a criar condições de encontro de investigadores de modo a melhorar a comunicação entre os estudiosos. 

O Professor Doutor João Murta Pina, organizador do evento a par com a Professora Doutora Anabela Pronto, dá as linhas orientadoras deste encontro de trabalho: "O workshop pretende discutir o estado da arte e aplicações de técnicas de modelização numérica, em particular de uma classe de materiais supercondutores, os chamados de alta temperatura (termo relativo, dado que estamos a falar de temperaturas criogénicas; basicamente são os que exibem supercondutividade a 77 K, ou seja, cerca de 196 graus negativos, a temperatura do azoto líquido)."  

Uma escola especializada (International School on Numerical Modelling for Applied Superconductivity) que vai na segunda edição, terá lugar na FCT NOVA de 2 a 6 de julho, io ao workshop. A escola conta com 14 professores de alguns dos melhores centros científicos mundiais, como por exemplo do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, é o maior laboratório de física de partículas do mundo). A escola é uma iniciativa de um grupo ainda informal de prestigiados cientistas, com vontade de garantir uma continuidade de ensino de progresso e partilha de conhecimento da área.  

"A Escola pretende ensinar distintas técnicas de modelização numérica, partindo de conhecimentos basilares, tendo a característica - única, na comunidade - de ser "hands-on". Os alunos assistem a exposições teóricas e depois aplicam os ensinamentos para resolver problemas práticos de supercondutividade. Neste caso, a classe de materiais supercondutores é mais alargada, não está limitada aos de alta temperatura, incluindo também os de baixa temperatura (que funcionarão abaixo de 77 K). Este ano, os problemas selecionados dizem respeito ao projeto de condutores para fusão nuclear e de máquinas e dispositivos de levitação magnética", explica o Professor Doutor João Murta Pina, que partilha a  direcção desta escola com a Professora Doutora Anabela Pronto 

Apesar destes dois eventos já estarem de casa cheia, ainda pode assistir a uma mesa redonda que terá lugar no dia 26 de junho, pelas 16h30, no Auditório da Biblioteca da FCT NOVA, aberta a todos os interessados no tema.

Participe inscrevendo-se aqui