FCT NOVA em maioria na Hitech 2018

06-07-2018

HITECH2018

Este ano a FCT NOVA teve uma participação expressiva no HiTECH2018, programa de aceleração de novas tecnologias para o mercado, dotando os participantes com ferramentas para a transferência de tecnologia e de pensamento empreendedor.

No passado 3 de julho, foram três as equipas da FCT NOVA que participaram na Sessão de encerramento do programa HiTECH da Associação HiSeedTech que contou com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo.

O HighSeedTech promove programas de aceleração de tecnologias desde 2017, baseado na experiência acumulada com o programa anterior - CoHITEC. São escolhidas seis equipas de Lisboa e seis do Porto para acederem a 4 meses intensivos de aprendizagem. Aqui os investigadores aprendem a criar um business case (plano de negócios simplificado) e a perceber como podem colocar as tecnologias no mercado.

O grande número de equipas presentes da FCT NOVA é resultado de uma aposta clara à cultura de empreendedorismo. Confirma, de igual modo, a capacidade comercial das tecnologias desenvolvidas nesta Unidade Orgânica da NOVA.

A 2Resource, formada pela Professora Alexandra Ribeiro, Doutor Eduardo Mateus, Cátia Magro e Eric Schiltz foi uma das equipas a apresentar o resultado dos 4 meses de trabalho. O projeto teve como tema uma tecnologia para remover sais, metais pesados, contaminantes e microrganismos das águas residuais de modo a criar uma argamassa de elevada qualidade.

A segunda equipa da FCT NOVA, que conta com o Professor Luís Pereira, Paul Grey,Tiago Carvalho,Inês Cunha e Frederico Côrte-Real, apresentou o GlassLink. Um adesivo para vidros que pretende reduzir os custos energéticos sem prejudicar a paisagem.

Aqua in Silico, da Professora Ascensão Reis, Jorge Santos, Bárbara Almeida, Pedro Cardoso e Margarida Fernandes, foi a terceira em palco. Esta equipa quer melhorar a eficiência das estações de tratamentos de águas residuais e mostrou como.

Na sessão também esteve presente Marta Cerejo, Oficial de Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual e membro do RIA- Research and Innovation Accelerator da FCT NOVA, que participou na mesa redonda sobre " Science and Technology driven innovation".

Na imprensa

Programa HiTech materializa ideias em negócios (Vida Económica)